Feira do Livro em Cuba, dedicada este ano a Angola

A 22ª Feira Internacional do Livro de Cuba, aberta desde o passado dia 14 e que encerra domingo, conta com a participação de intelectuais e autores angolanos e é dedicada pela primeira vez a um país africano, no caso Angola.

Angola tem em exposição no seu pavilhão livros, discos e outras obras de arte, mas o que os visitantes e feirantes “procuram insistentemente” é por um dicionário de português, segundo os enviados especiais da agência Angop.

A cubana Miobis Guerra justificou a procura por um dicionário com o facto de querer aprender a língua.

“A Feira do Livro é muito importante para nós, porque todos nos interessamos por livros. Eu, particularmente, estou interessada por um dicionário português, pois gostaria de estudar essa língua”, frisou.

“Gostaria de conhecer Angola e por isso estou a fazer um curso de português. Queria aperfeiçoar o meu português, porque esse curso é pouco profundo na sua abordagem. Tem apenas um ano de duração, mas só agora eu comecei a formação”, acrescentou aquela visitante.

Angola e Cuba mantêm laços de amizade e de cooperação desde o período pós colonial, em 1975, quando ao lado do Governo angolano, Havana ajudou com o envio de um contingente militar a combater as tropas da UNITA, por sua vez apoiadas pelos sul-africanos.

Os dois países cooperam em várias áreas, com destaque para a educação e saúde, através do envio de especialistas cubanos ao país e da formação de quadros angolanos em Cuba, por via de bolsas de estudo.

Para este ano, está prevista a vinda a Angola de 31 professores cubanos para prestar assistência técnica em institutos médios de saúde, tendo a embaixadora de Cuba em Angola, Gisela Rivera, anunciado quarta-feira, à saída de uma audiência com o vice-presidente angolano, Manuel Vicente, a colocação de alguns no Instituto Médio de Saúde do Cunene.

Atualmente, Angola acolhe nos setores da saúde, educação e construção civil cerca de quatro mil cubanos, entre os quais 185 estão destacados na província do Cunene, no sul de Angola.

NME // PJA

Lusa/Fim

Foto: LUSA – Feira do Livro em Havana, Cuba, 03 de julho de 2009. EPA/Alejandro Ernesto

 

Foto LUSA: 21ª Feira do Livro em Havana, Cuba, 10 February 2012.  EPA/Str

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top