Falar e escrever bem: uma missão difícil, mas possível!

Alunos com dificuldades de expressão escrita podem enfrentar obstáculos significativos na transmissão eficaz das suas ideias, comprometendo o seu sucesso escolar.

 

É raro o momento das nossas vidas em que estamos longe das palavras. Porém, será que fazemos um bom uso da língua portuguesa sempre que comunicamos?

Hoje em dia, e mais do que nunca, a competência linguística, associada ao domínio da comunicação oral e escrita, assume, cada vez mais, um valor sociocultural relevante, promovendo credibilidade e prestígio social. Erros linguísticos como “póssamos”, “à uma semana”, “houveram pessoas” podem comprometer o nosso sucesso pessoal ou profissional.

O sucesso escolar está intimamente relacionado com o domínio da nossa língua materna. As fragilidades ortográficas e gramaticais, bem como a expressão oral e escrita insatisfatória, têm-se tornado cada vez mais prevalentes em todos os níveis de ensino e em todas as áreas curriculares. Por outras palavras, a competência linguística não só influencia positivamente o sucesso na disciplina de Português, mas desempenha também um papel fundamental em todas as restantes. A resolução de problemas matemáticos, por exemplo, requer boas competências linguísticas para interpretar corretamente um determinado enunciado.

Sabemos que a escrita é uma ferramenta crucial para expressar pensamentos e aduzir argumentos. Alunos com dificuldades de expressão escrita podem enfrentar obstáculos significativos na transmissão eficaz das suas ideias, comprometendo o seu sucesso escolar. Além da escrita, a expressão oral desempenha também um papel crucial na participação ativa nas aulas, na argumentação e na apresentação de trabalhos.

Assim, é imperativo que os profissionais de educação reconheçam a importância do desenvolvimento linguístico dos alunos e adotem estratégias eficazes desde o Ensino Básico, proporcionando-lhes bases linguísticas sólidas para o seu sucesso escolar.

De que modo, então, poderão os alunos aperfeiçoar a sua competência linguística?

Vejamos algumas boas práticas para alcançar tal objetivo.

1. Contacto regular com a leitura
É muito importante que os alunos sejam frequentemente expostos à forma de registo cuidado das palavras e tenham contacto regular com a leitura (literária e não literária). A leitura possibilita não só o enriquecimento do vocabulário e o aperfeiçoamento da sintaxe, como também a criatividade, abrindo novos horizontes sociais e culturais
Os pais desempenham um papel fundamental no estímulo à leitura, devendo aconselhar os seus filhos a lerem bons livros, adequados à sua faixa etária.

2. Consulta de dicionários, prontuários e gramáticas
A consulta de dicionários e prontuários é uma prática que deve ser constante e sistemática. Se o aluno tem uma dúvida na grafia ou no significado de uma palavra, deve esclarecê-la, consultando um dicionário de referência ou outro qualquer recurso linguístico. Não deve, nunca, ficar com a dúvida nem confiar em fontes não fidedignas.

3. Prática de revisão atenta dos textos escritos
A revisão atenta do texto é também um aspeto que deve ser valorizado. Reler as respostas dos testes, exames e de todas as produções escritas é uma excelente prática, porque permite ao aluno detetar incorreções e gralhas anteriormente despercebidas, aperfeiçoando, assim, o seu texto.

4. Prática de redação
É muito importante que os professores estimulem os alunos a escreverem diferentes tipos e géneros textuais, nomeadamente histórias e contos, que desenvolvem a criatividade, e textos de opinião, que promovem a capacidade de argumentação.

Além destas boas práticas, o curso da Academia Virtual – Escrever e falar bem, sem erros – apresenta-nos um conjunto de dicas práticas e conselhos úteis para que possamos fazer um uso eficaz da língua portuguesa, elevando a nossa comunicação oral e escrita a um nível de excelência. Oferece-nos também ferramentas e técnicas para que possamos comunicar em público com excelência, partilhando mensagens inspiradoras e de forma cativante.

Em suma, comunicar com rigor e correção linguística é, nos dias de hoje, uma autêntica prova de esforço, mas não é uma missão impossível. Este curso oferece-nos ferramentas e estratégias eficazes para que possamos falar e escrever com um elevado padrão de excelência linguística.



SANDRA DUARTE TAVARES
Professora universitária na área da comunicação (Universidade Católica e Universidade Lusófona) e colaboradora da RTP em programas televisivos e radiofónicos sobre língua portuguesa.
É também cronista da revista Visão (edição digital), integrando a Bolsa de Especialistas.
É autora dos livros Comunicar com SucessoFala sem erros500 erros mais comuns da Língua PortuguesaFalar Bem, Escrever Melhor e coautora de várias obras sobre língua portuguesa.
Conta ainda com 15 anos de experiência como consultora linguística e formadora de Comunicação em diversas empresas e instituições.

Subscreva as nossas informações
The following two tabs change content below.
Avatar photo

Sandra Duarte Tavares

Sandra Duarte Tavares é doutoranda em Ciências da Comunicação e mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa. É professora convidada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, na Formação Avançada em Técnicas de Alta Performance de Comunicação Oral, e da Universidade Lusófona na Licenciatura de Comunicação Aplicada. Colabora, desde 2008, com a RTP em programas televisivos e radiofónicos sobre Língua Portuguesa e é cronista na Revista Visão (edição digital), integrando a Bolsa de Especialistas. É autora e coautora de vários livros sobre Língua Portuguesa e Comunicação. Conta ainda com 12 anos de experiência como consultora linguística e formadora de Comunicação em diversas empresas e instituições.
Avatar photo

últimos artigos de Sandra Duarte Tavares (ver todos)

Scroll to Top