As línguas estão cheias de expressões coloquiais, idiomáticas, ditados e provérbios que acrescentam nuances à mensagem, mas nem sempre é fácil compreender o seu significado pelo contexto.
Para ajudar os estudantes de Português a compreender as expressões e provérbios mais comuns do Português Europeu criámos um podcast semanal.
Subscreva-o através do Feedburner ou via iTunes.
Obrigada.
Professora de Português Língua Estrangeira na Irlanda (1992-2000), Bélgica (2002-2003), Timor-Leste (2004-2005), Reino Unido (2003-2004), Timor-Leste (2004-2005), e China (2006-2013).
Doutorou-se em Sociolinguistica pela Universidade de Birmingham, Reino Unido (2004), fez um mestrado em Linguística Aplicada na Universidade de Cork, Irlanda (1998) e licenciou-se pela Universidade de Coimbra, Portugal, em Línguas e Literaturas Modernas: variante Português-Inglês (1992).
Na área da Tradução-Interpretação tem um Diploma em Tradução Português-Inglês do Institute of Linguists, Reino Unido (1995) e um Mestrado Europeu em Interpretação de Conferência da Universidade do Minho, Portugal (2002).
estar feito ao bife
Expressão que significa estar com um problema grave sem solução à vista e é sinónima de estar tramada/o ou lixada/o. …..
correr ceca e meca
Expressão que descreve um processo difícil e sobretudo demorado para se alcançar algo…..
chapada de luva branca
Resposta subtil ou delicada a uma provocação…..
agarrar o touro pelos cornos
Quando enfrentamos um problema ou dificuldade diretamente, sem rodeios, estamos a agarrar o touro pelos cornos……
por fora cordas de viola
Provérbio que expressa a ideia que as aparências enganam ou escondem algo……
de faca e alguidar
Expressão que descreve uma situação de violência psicológica ou física entre um casal ou familiares próximos……
não ter guita
Expressões associadas com dinheiro……
não sei nem quero saber
Coloquialismo que pretende sublinhar o mais completo desinteresse por uma pessoa, acontecimentos ou assunto…..
navegar à bolina
Expressão que quer dizer sem direção ou rumo……
a torto e a direito
a torto e a direito quer dizer indiscriminadamente ou sem refletir…..
Roma e Pavia não se fizeram num dia
Para fazer algo bem feito é necessário tempo……
todas as estradas vão dar a Roma
Expressão que caracteriza algo como inevitável……
grão a grão…
Por analogia à forma como a galinha se alimenta, a sabedoria popular recomenda que com paciência ou “migalha a migalha” vamos poupando dinheiro ou conquistando os nossos objetivos……
sem apelo nem agravo
Expressão que descreve a impossibilidade de obter uma segunda oportunidade……
tirar os nabos da púcara
Quando alguém está a tentar recolher informação sobre um determinado assunto ou obter detalhes sobre um tópico dizemos que está a tirar nabos da púcara. …..
dar com a língua nos dentes
Expressão que descreve (ou critica) alguém que fala demais ou mais do que deveria ou seria aconselhável……
quem não tem que fazer…
Tendo em conta a utilidade de uma colher e a quantidade de vezes que se usam no nosso dia a dia, dizer a alguém para fazer colheres quando não está ocupado com outros trabalhos, é um bom conselho……
de médico e de louco…
Todas as pessoas à face da terra têm momentos de completa loucura em que dizem coisas ou se comportam irracionalmente e outros momentos em que dizemos e fazemos coisas absolutamente excepcionais ou geniais. Esta expressão descreve essa situação……
cria fama…
Expressão que descreve as pessoas que depois de alcançar algum sucesso na vida, tentam viver à custa desse sucesso. Ver também viver à sombra da bananeira. …..
as paredes têm ouvidos
Nunca se sabe quem poderá, sem o nosso conhecimento ou consentimento, ouvir uma conversa que estamos a ter. Para exprimir este receio podemos usar a expressão “as paredes têm ouvidos”……
bater na mesma tecla
Bater na mesma tecla descreve a repetição de um movimento sem resultados práticos.
mandar tudo às urtigas
Recorremos a esta expressão para descrever uma situção em que se descarta ou deita fora algo que não nos interessa ou não queremos.
quem canta, a dor espanta
Quem canta a dor espanta parece ser uma variação de: quem canta seu mal espanta, quem chora seu mal aumenta e dito dessa forma, tenho que admitir que é absolutamente verdade.
Ainda a procissão vai no adro
Portugal é um país maioritariamente católico e durante o verão realizam-se muitas festas religiosas de homenagem a santos que incluem uma procissão.
Enfiar a carapuça
A primeira é enfiar um barrete ou a carapuça a alguém e descreve uma situação em que uma pessoa é enganada, burlada ou ludibriada.
De noite todos os gatos são pardos
Quando queremos descrever uma situação em que, por qualquer motivo, tivemos dificuldade em distinguir duas coisas ou perceber com clareza absoluta alguma coisa, usamos a expressão de noite todos os gatos são pardos.
Mais vale um pássaro na mão
Pela boca morre o peixe
Da mesma maneira que um peixe é apanhado porque comeu o que não devia, também as pessoas dizem, por vezes, coisas que não deviam.
Comments are closed.