Exposições, seminários, cinema e gastronomia dominam programa do 10 de junho em Macau

Macau, China, 31 mai 2023 (Lusa) – Exposições, seminários, cinema e gastronomia são algumas das iniciativas do programa, hoje apresentado, em Macau, para um mês de comemorações do dia 10 de junho no território.

“Depois de três anos de alguma dificuldade gerada pela pandemia [da covid-19], tentámos recuperar a normalidade e rechear o mês de junho com atividades” para demonstrar “a vitalidade da presença” portuguesa no território, disse o cônsul-geral de Portugal em Macau e Hong Kong, Alexandre Leitão, em conferência de imprensa.

O programa Junho-Mês de Portugal na RAEM (Região Administrativa Especial de Macau) decorre até 26 de junho e apresenta 20 atividades, entre cinema, seminários e conferências, exposições, gastronomia e concerto, indicou sobre as comemorações, onde Portugal estará representado pelo secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas.

Ao todo, estão envolvidas cinco associações de matriz portuguesa, enquanto 11 estabelecimentos aderiram já ao Roteiro gastronómico, que vai decorrer ao longo do mês de junho, disse.

O cônsul-geral destacou a realização de seminários “na área científica e na área económica” sobre cooperação científica entre Portugal e Macau, nos dias 08 e 09, e oportunidades de comércio, turismo e investimento em Portugal, no dia 03.

No dia 26 vai decorrer um seminário sobre vinhos, reservado a profissionais na indústria e durante o qual serão provados 12 vinhos de diferentes regiões de Portugal.

A comemorar 25 anos de carreira, o músico André Sardet vai apresentar o novo álbum a 17 de junho.

Um curso de formação artística sobre as técnicas de arte e pintura de Amadeo Sousa Cardoso vai ser dado, a 01, 07 e 09 de junho, por Ana Pessanha, cuja exposição Fragmentos do Mar, já a decorrer, estará patente até dia 18, na Casa de Vidro, no Tap Seac.

No dia 02 inaugura uma exposição com pintura, gravuras e monotipias de Joaquim Franco, na Casa Garden da Fundação Oriente, até 02 de julho.

Uma exposição de arte contemporânea portuguesa, com trabalhos de uma dezena de artistas, vai estar entre 16 de junho e 06 de agosto, na Galeria Amagao.

O ciclo de documentários 100 Anos vai, ao longo de sete sessões, nos dias 06, 13, 15, 19, 22, 27 e 30, apresentar a vida e obra de Eugénio de Andrade, Agustina Bessa-Luís, Eduardo Lourenço, Mário Cesariny, Natália Correia e Henrique de Senna Fernandes.

A 23 e 24 de junho, também na Casa Garden, decorre o New York Portuguese Short Film Festival, que em 2011 foi o primeiro festival de curtas-metragens portuguesas nos Estados Unidos, e o Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa, também de curtas, “numa mostra da diversidade de produção cinematográfica do bloco lusófono.

A comissão organizadora do 10 de junho, dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas integra o Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), o Instituto Português do Oriente (IPOR), a Fundação Oriente e a Casa de Portugal em Macau, com o patrocínio do Banco Nacional Ultramarino (BNU) e da Sociedade de Jogos de Macau (SJM).

A comissão de organização das comemorações integra o Consulado-geral de Portugal em Macau e Hong Kong, a Casa de Portugal em Macau, o IPOR, a Fundação Oriente e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

EJ // PJA – Lusa/Fim

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top