Euronews: vinte anos a crescer e somar conquistas

A 1 de janeiro de 1993 foi lançado o primeiro canal de informação europeu, com emissão simultânea em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

A evolução foi uma constante. Com sede em Lyon, o francês partiu como a língua forte na redação. Mas, desde o primeiro dia, dar uma perspetiva europeia e mais integradora à forma como se olhava o Mundo era lema da Euronews.

A aposta em agências noticiosas de diferentes origens ajudou. E mais línguas surgiram para ajudar a uma maior abrangência do canal. O português foi o sexto idioma da Euronews, onde entrou em 1999. Dois anos depois, chegou o russo.

Foi com uma emissão simultânea em 7 idiomas que a Euronews celebrou a primeira década. “Dez anos de existência e trabalho para o canal de informação europeu. É uma aposta de sucesso que se impõe na Europa à americana CNN”, ouviu-se então no boletim informativo do canal France 3.

O novo milénio representou mais notícias, mas acima de tudo mais público para a Euronews. E muito por causa de línguas como o turco ou persa, que se juntaram a uma lista onde também já figurava o árabe. Idiomas que expandiam a estação para lá do Mediterrâneo e para o Médio Oriente.

Em 2011, juntou-se à Euronews também o ucraniano. A equipa não para de crescer e o alcance da Euronews também. A Internet e as redes sociais ajudaram a uma expansão sem fronteiras. As imagens e as histórias da Euronews vagueiam pelo Youtube, são partilhadas no Twitter e comentadas no Facebook. Ler o artigo completo.

 

Foto: Fachada da sede da Televisão europeia, EURONEWS, a 11 de abril de 2005, em Paris, ANTONIO COTRIM / LUSA

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top