3 March 2021
O escritor moçambicano Dany Wambire vai lançar na quinta-feira a obra “Adubada Fecundidade e Outros Contos”, que lhe valeu a menção honrosa no Prémio Internacional José Luís Peixoto, aberto a cidadãos de países de língua oficial portuguesa.

Escritor moçambicano Dany Wambire lança livro de contos

Dany Wambire, nome artístico de Danito Gimo da Graça Avelino, 25 anos, licenciado em Ensino de História pela Universidade Pedagógica de Moçambique, é professor primário na cidade da Beira, no centro do país, e dirige a revista literária “Soletras – A sopradora de Letras”.

A obra, a ser lançada no Centro Cultural Português em Maputo, será apresentada pelo escritor e académico moçambicano Lucílio Manjate e é prefaciada pelo Prémio Camões 2013, Mia Couto, que considera que estes contos “espelham a realidade plural do quotidiano” moçambicano.

No prólogo desta estreia literária, Mia Couto destaca as qualidades do jovem escritor, afirmando que “Dany Wambire não está apenas à busca de um modo de dizer: ele tem já uma raiz que é sua, um traço estilístico que define a sua identidade”.

“Estes contos são um mergulho nesse outro mundo que não aceitamos ver mas que é nosso e que traduz a nossa diversidade de povo. Há nestes textos uma lógica marginal mas que quer ser parte da correnteza do rio e as personagens, aparentemente estranhas das suas histórias, apenas espelham a realidade plural do nosso quotidiano”, afirma Mia Couto.

MMT // APN – Lusa/Fim

Também poderá gostar

Sem comentários