Escrever com sucesso no contexto profissional é uma missão difícil, mas possível! Eis três qualidades que considero centrais para uma comunicação escrita eficaz:

CLAREZA
Quem lê quer compreender de imediato o que lê; quer evitar voltar atrás vezes sem conta; quer ler com prazer e sem esforço. Ninguém quer perder o seu precioso tempo a tentar descortinar enigmas frásicos, palavras difíceis, textos palavrosos.
Como é que dizemos muito em poucas palavras?
Como conseguimos ser implacavelmente claros para sermos facilmente compreendidos?

RIGOR
Um texto sem gralhas, sem erros ortográficos, gramaticais, de pontuação e com uma imagem global impecável revela bons atributos sobre quem o escreveu e também sobre a instituição ou a empresa que representa.
Se queremos passar uma imagem altamente positiva ao nosso interlocutor, o nosso texto deve espelhar um elevado padrão de excelência para conseguirmos os resultados que desejamos.

IMPACTO
Um texto pode estar irrepreensivelmente bem escrito, respeitando todas as regras gráficas e linguísticas e ainda assim não causar qualquer impacto no leitor.
Em função do destinatário e do nosso propósito, que mecanismos poderemos aplicar no nosso texto a fim de causarmos um impacto positivo no leitor e assim alcançarmos o nosso objetivo comunicativo?

Escrevemos para quem nos lê e, por isso, devemos colocar o interesse do leitor acima de tudo.

www.communica.pt

The following two tabs change content below.
Avatar photo

Sandra Duarte Tavares

Sandra Duarte Tavares é doutoranda em Ciências da Comunicação e mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa. É professora convidada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, na Formação Avançada em Técnicas de Alta Performance de Comunicação Oral, e da Universidade Lusófona na Licenciatura de Comunicação Aplicada. Colabora, desde 2008, com a RTP em programas televisivos e radiofónicos sobre Língua Portuguesa e é cronista na Revista Visão (edição digital), integrando a Bolsa de Especialistas. É autora e coautora de vários livros sobre Língua Portuguesa e Comunicação. Conta ainda com 12 anos de experiência como consultora linguística e formadora de Comunicação em diversas empresas e instituições.
Avatar photo

últimos artigos de Sandra Duarte Tavares (ver todos)

Partilhar