Escrever com sucesso no contexto profissional é uma missão difícil, mas possível! Eis três qualidades que considero centrais para uma comunicação escrita eficaz:
CLAREZA
Quem lê quer compreender de imediato o que lê; quer evitar voltar atrás vezes sem conta; quer ler com prazer e sem esforço. Ninguém quer perder o seu precioso tempo a tentar descortinar enigmas frásicos, palavras difíceis, textos palavrosos.
Como é que dizemos muito em poucas palavras?
Como conseguimos ser implacavelmente claros para sermos facilmente compreendidos?
RIGOR
Um texto sem gralhas, sem erros ortográficos, gramaticais, de pontuação e com uma imagem global impecável revela bons atributos sobre quem o escreveu e também sobre a instituição ou a empresa que representa.
Se queremos passar uma imagem altamente positiva ao nosso interlocutor, o nosso texto deve espelhar um elevado padrão de excelência para conseguirmos os resultados que desejamos.
IMPACTO
Um texto pode estar irrepreensivelmente bem escrito, respeitando todas as regras gráficas e linguísticas e ainda assim não causar qualquer impacto no leitor.
Em função do destinatário e do nosso propósito, que mecanismos poderemos aplicar no nosso texto a fim de causarmos um impacto positivo no leitor e assim alcançarmos o nosso objetivo comunicativo?
Escrevemos para quem nos lê e, por isso, devemos colocar o interesse do leitor acima de tudo.
Sandra Duarte Tavares
últimos artigos de Sandra Duarte Tavares (ver todos)
- Escrever e falar bem, sem erros! - 31 de Janeiro, 2024
- Falar e escrever bem: uma missão difícil, mas possível! - 23 de Janeiro, 2024
- Pleonasmos - 25 de Outubro, 2023
- Eu reouve ou eu reavi? - 6 de Outubro, 2023