Um grupo de alunos de uma escola primária de Brockton, em Massachusetts, nos Estados Unidos, será o primeiro a experimentar um programa de imersão em português, com disciplinas leccionadas em ambas as línguas, para promover o bilinguismo. A directora de educação bilingue para as escolas públicas daquela zona explicou que a iniciativa estará aberta “a qualquer família que queira desenvolver o bilinguismo e a biliteracia” e que “50% da instrução será dada em inglês e 50% será dada em português.”

Através de sorteio, 50 crianças cujos pais tenham concordado com a sua inclusão serão divididas em duas turmas e vão fazer parte do projecto até ao quinto ano. Dois professores vão estar responsáveis pelo planeamento do currículo para assegurar a transição entre as duas línguas.

Kellie Jones explicou ao jornal The Enterprise que a escolha recaiu sobre o português por ser a sexta língua mais falada no mundo, citando uma lista publicada pelo governo dos EUA com as línguas de que o país tem mais necessidade e nomeando a grande comunidade portuguesa, brasileira e cabo-verdiana que existe em Massachusetts.

O programa estará limitado a crianças com família de países de expressão portuguesa. “Podemos construir com base naquilo que já existe e ajudar a desenvolver capacidade importantes para o século XXI”, disse a responsável. Os pais poderão candidatar-se já em Fevereiro, quando matricularem os filhos para o próximo ano lectivo. O sorteio acontece em Maio. Ler o artigo completo.

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar