24 February 2021
Estação de comboios de Santiago de Compostela

Ensinar português a funcionários da Renfe espanhola

Filipa Soares, adida de Educação na Embaixada de Portugal em Madrid, disse à Lusa que o contrato, por tempo indefinido, pretende formar “o maior número possível de trabalhadores”.

O projeto, destacou, é positivo porque constitui um “reconhecimento do valor económico do português”, algo crescente em Espanha, onde há cada vez mais alunos inscritos em cursos de português para reforço curricular.

O comboio “Celta” liga diretamente as cidades do Porto e Vigo desde 02 de julho, e, nos seus primeiros quatro meses de operação, entre julho e outubro, transportou 19.900 passageiros, segundo números avançados em dezembro à Lusa pela CP.

Anualmente, no modelo anterior, aquele serviço transportava cerca de 15.000 passageiros.

O novo serviço direto, que só tem paragens técnicas para cruzamento de composições, é 45 minutos mais rápido, face às três horas e quinze minutos anteriores.

ASP // HB – Lusa/Fim

Foto: Porto, 01 de julho de 2013 – O ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira (2-E) acompanhado pela ministra do Fomento de Espanha, Ana Pastor (C), à saída do comboio que vez a viagem inaugural da ligação ferroviária direta entre Porto e Vigo, na estação de Campanhã. ESTELA SILVA / LUSA

Também poderá gostar

Sem comentários