Fundação AGLP divulga livro do académico Higino Martins, quem explica, no início do texto, as circunstâncias da gestação do livro:
Por vinte anos, no final de cada aula de galego-português no Instituto Argentino de Cultura Galega de Buenos Aires (apesar do vago vínculo com o intuito axial do curso), cedemos à tentação de oferecer uma miscelânea de língua e cultura céltica. A paixão comum acrescentou o vício ao ponto que num momento nos achamos com tal cabedal de investigações que devemos reuni-las em cursos autónomos sistemáticos. Primeiro foi um curso de proto-história galega, depois dous de religião e mitologia célticas, mais tarde outro no legado céltico vigente no Ocidente. Neles palpitava o vasto contributo da linguística histórica ao estudo da antiguidade, e daí convocarem um abundante público ávido. Longe estava eu de supor que a própria linguística céltica – com rigor técnico, externo mas real – fosse estímulo suficiente para atrair o interesse do público culto não especializado. Mas alguns alunos compartiam o pendor e não cessavam de instar a que o curso de Céltico se ditasse. Vontade não faltava, mas receava eu que a concorrência o deixasse logo que começado. Mas triunfou a perseverança e afinal o curso programado culminou.
Muitas dúvidas me assaltaram, de conteúdos e métodos; dúvidas que a marcha dos sucessos acabou por resolver. Soprou vento favorável e fizemos a travessia. Trinta valentes sofreram-na teimudamente até o final, e mesmo tiveram a ousadia de pedir mais. Este livro nasceu dos materiais didáticos que então lá se distribuíam.
Esta Academia oferece um presente de Natal