4 March 2021

Embaixador Lauro Moreira distinguido com o Prémio José Aparecido de Oliveira.

O Embaixador Lauro Moreira, primeiro embaixador do Brasil junto da CPLP (2006 – 2010) e Presidente do Conselho Diretivo do OLP-Observatório da Língua Portuguesa, acaba de ser agraciado com o Prémio José Aparecido de Oliveira.

Esta distinção foi igualmente atribuída ao ex-Presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio e a Carlos Lopes, secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África das Nações Unidas.

Notícia CPLP; publicada a 10/2/2016

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem abertas as candidaturas ao Prémio José Aparecido de Oliveira, até ao dia 11 de março de 2016.

As candidaturas a esta distinção podem ser apresentadas, à razão de uma por entidade, pelos Estados-membros e pelos Observadores Associados e Consultivos da CPLP. O prémio pode ser atribuído a personalidades e instituições cujo contributo, no âmbito da materialização dos princípios, valores e objetivos da CPLP, seja considerado relevante. Pode, ainda, ser atribuído a um autor de estudos e trabalhos de investigação no âmbito dos princípios, valores e objetivos da CPLP.

O Prémio José Aparecido de Oliveira foi atribuído pela primeira vez em 2012, em Maputo, ao ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva durante a IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP. Na segunda edição, na X Conferência de Chefes de Estado e de Governo, em julho de 2014, o prémio foi atribuído ex-aequo a Kay Rala Xanana Gusmão e à Igreja Católica Timorense, personalidade e instituição – Centro Episcopal de Timor-Leste – que se distinguiram na preservação da identidade cultural do povo Timorense, na luta pela independência de Timor-Leste, na defesa dos valores e princípios da CPLP e na promoção e difusão da Língua Portuguesa.

Publicado a 10/2/2016

Nota Informativa

Também poderá gostar

Sem comentários