3 March 2021
Quére, no arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau, podia ser a ilha do Peter Pan, parada no tempo, mas "pertence" a Laurent Durris, um francês que se sente melhor em África do que na Europa, Guiné-Bissau, 8 de Novembro de 2009. MARISA SERAFIM/LUSA

Embaixador da China mostra “total abertura” para apoiar desenvolvimento da Guiné-Bissau

Bissau, 10 abr (Lusa) – O embaixador da China na Guiné-Bissau, Wang Hua, disse hoje em Bissau que o seu país está “totalmente aberto e disponível” para apoiar o processo de desenvolvimento através de “ações concretas”.

O diplomata falava no encerramento do Encontro Empresarial para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e Países de Língua Portuguesa, que decorre em Bissau, desde sábado e até segunda-feira.

Para o embaixador chinês, o encontro – com 280 participantes, entre empresários e responsáveis políticos – “foi um sucesso” que se pode traduzir em 11 acordos rubricados entre entidades chinesas e de países de língua portuguesa.

Wang Hua aproveitou para contar aos presentes uma conversa que manteve, à margem da abertura do encontro, com o Presidente guineense, José Mário Vaz.

O governante, contou, disse ser urgente “promover o desenvolvimento do país, que assim o espera há 42 anos”.

“Respondi ao senhor Presidente que os empresários chineses estão aqui. O Governo da China sempre esteve do lado da Guiné-Bissau, assim como dos empresários de outros países de língua portuguesa. Agora, tudo depende dos guineenses”, disse o diplomata.

O embaixador Hua notou ser preciso transformar as intenções acordadas no encontro em “ações concretas”, numa intervenção em que tratou os guineenses como compatriotas.

Wang Hua disse que a China e os seus agentes económicos “estão prontos” para este processo e pediu “determinação e coragem” para pôr em prática as iniciativas enunciadas.

Cabo Verde será o anfitrião do próximo Encontro Empresarial China/Países de Língua Portuguesa, a promover pelo Fórum Macau em 2017.

MB // ROC – Lusa/Fim

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES