4 March 2021
Um total de 775.508 cidadãos constam dos cadernos eleitorais da Guiné-Bissau e têm direito a votar, de acordo com o recenseamento realizado entre dezembro de 2013 e fevereiro deste ano.

Eleições gerais na Guiné-Bissau.

Os boletins de voto e as urnas para as eleições gerais na Guiné-Bissau estão a ser preparados por equipas nas diferentes regiões para que tudo esteja a postos no domingo, 13 de abril, disse à Lusa fonte ligada ao processo.

Os boletins chegaram ao país na quinta-feira, depois de terem sido impressos na África do Sul, num processo dirigido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Na sexta começaram a ser distribuídos pelas oito regiões e setor autónomo de Bissau, referiu a mesma fonte.

Já na posse dos boletins, equipas constituídas por membros da Comissão Nacional de Eleições (CNE), representantes de partidos concorrentes às eleições legislativas e elementos das candidaturas presidenciais estão hoje a preparar cada uma das urnas.

São caixas de plástico com a indicação da mesa de voto a que pertencem, para a qual serão transportadas “na véspera do dia das eleições”, explicou Fernando Bacurim, presidente da Comissão Regional de Eleições de Bissau.

No caso, as urnas seguem sempre em pares: uma para as eleições legislativas, outra para as presidenciais.

Dentro de cada par, devidamente selado, seguem cadernos numerados de boletins de voto, assim como os cadernos eleitorais da respetiva mesa, para além de outros materiais de apoio.

A Guiné-Bissau vive um período de campanha eleitoral com vista à realização das primeiras eleições depois do golpe de estado militar de abril de 2012.

No entanto, as ações das candidaturas estão suspensas ou reduzidas ao mínimo durante os três dias de luto nacional que o país vive até segunda-feira pela morte do ex-presidente, Kumba Ialá.

O antigo chefe de estado morreu na sexta-feira, aos 61 anos, devido uma crise cardíaca.

LFO // PJA – Lusa/fim

Fotos: Voluntários a preparar as eleições. Comissão eleitoral. Guiné-Bissau. 05/04/2014. TIAGO PETINGA/LUSA

Também poderá gostar

Sem comentários