Lisboa, 27 dez (LUSA) – Principais acontecimentos registados no dia 29 de dezembro:

1864 – É posto à venda, em Lisboa, o primeiro número do Diário de Notícias, fundado por Eduardo Coelho.

1890 – Cerca de 400 índios Sioux são chacinados na batalha de Wounded Knee, Dakota do Sul, por tropas norte-americanas.

1891 – Thomas Edison obtém a patente da rádio sem fios.

1895 – Prisão de Gungunhana, em Chaimite, Moçambique.

1911 – Nasce o escritor Alves Redol, em Vila Franca de Xira.

1916 – Publicação de “Retrato do Artista enquanto Jovem”, de James Joyce, nos EUA.

1940 – II Guerra Mundial. A aviação da Alemanha nazi inicia o lançamento de bombas incendiárias sobre Londres.

1946 – O funeral do cientista Abel Salazar, no Porto, transforma-se numa manifestação de protesto contra a ditadura do Estado Novo.

1950 – A Comissão Interassociações, a Associação Académica de Coimbra e a Comissão Provisória do Porto contestam a proibição da Semana Universitária e do Congresso Nacional de Estudantes, pelo Governo de Oliveira Salazar.

– Aprovação da Lei Cellar-Kefauver, lei anti monopólio, nos EUA.

1959 – É inaugurado o Metropolitano de Lisboa. A rede compõe-se de duas linhas radiais em forma de “Y”, de Entre Campos a Restauradores e Sete Rios a Restauradores. Tem 11 estações e um comprimento de 6,5 km.

1962 – Tropas das Nações Unidas ocupam Elizabethville, no Catanga.

1971 – O Reino Unido inicia a retirada das tropas estacionadas em Malta.

1973 – O presidente das Filipinas, Ferdinando Marcos, põe termo às eleições livres no país e assume o poder pessoal e absoluto.

1975 – A explosão de uma bomba no aeroporto de La Guardia, em Nova Iorque, causa a morte de 11 pessoas.

1980 – O presidente dos EUA, James Carter, recusa o pagamento de qualquer resgate para a garantir a libertação dos 52 reféns norte-americanos detidos no Irão.

1985 – A URSS acusa os Estados Unidos de violação do tratado de mísseis antibalísticos, assinado em 1972, com o teste nuclear subterrâneo no deserto de Nevada.

1986 – Morre, com 64 anos, o cineasta soviético Andrei Tarkovski, realizador de “Espelho” e “Sacrifício”.

1989 – Vaclav Havel, veterano dissidente da Carta 77, defensor dos Direitos Humanos, assume a Presidência da República da Checoslováquia.

1994 – O grupo Champalimaud compra de 50 por cento do capital do Banco Totta e Açores.

1996 – O Governo e a guerrilha da Guatemala assinam um acordo de cessar-fogo que põe termo a 36 anos de conflito.

1998 – Os líderes Khmer Vermelho, do Camboja, retratam-se publicamente pelo genocídio de mais de um milhão de pessoas, nos anos 70.

2001 – Protestos violentos em Buenos Aires, Argentina, pela grave crise económica leva à retenção dos depósitos na banca. Manifestantes lançam fogo ao Parlamento.

2003 – A acusação do Ministério Público no Processo Casa Pia incide em 10 dos 13 arguidos.

2004 – Morre Julius Axelrod, Prémio Nobel da Medicina em 1970. Tinha 92 anos.

2006 – O Instituto Português de Meteorologia revela que o ano de 2006 foi um dos cinco mais quentes desde 1931 em Portugal Continental, com a temperatura a subir um grau em relação à média dos últimos 40 anos.

– Uma mulher andaluza de 67 anos dá à luz dois gémeos, em Barcelona.

– O treinador português José Mourinho, líder dos ingleses do Chelsea, é eleito, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor técnico da Europa, num inquérito realizado pelo jornal uruguaio “El País”.

2008 – O Presidente da República, Cavaco Silva, anuncia a promulgação do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, mas faz fortes críticas à lei.

– Morre o vice-presidente da Liga dos Combatentes e “Capitão de Abril”, o major-general do Exército português Carlos Camilo.

2010 – Morre Eduardo Azevedo Soares, antigo oficial da Marinha, antigo ministro do Mar do governo liderado por Cavaco Silva, e ex-dirigente nacional do PSD. Tinha 69 anos.

2012 – A assembleia-geral das Nações Unidas aprova uma resolução para a elevação do estatuto da Palestina a Estado observador não-membro. O mesmo que tem o Vaticano.

– Morre, aos 77 anos, Paulo Rocha, cineasta português autor do filme “Os Verdes Anos” (1963).

2013 – Pelo menos 18 pessoas morrem e mais de 40 ficaram feridas durante o ataque de uma bombista suicida numa estação de comboios de Volgograd, antiga Estalinegrado.

– Morre, aos 81 anos, Wojciech Kilar, compositor polaco autor de bandas sonoras para filmes de realizadores como Roman Polanski, Francis Ford Coppola ou Andrzej Wajda.

2015 – Morre, com 70 anos, Ian “Lemmy” Kilmister, líder da banda britânica de heavy metal Motörhead.

2016 – Morre, aos 84 anos, Debbie Reynolds, protagonista do clássico “Serenata à Chuva”. A atriz morre em Los Angeles, um dia depois da filha, a também atriz Carrie Fisher.

================.

Este é o tricentésimo sexagésimo terceiro dia do ano. Faltam dois dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Num país tão seco e caótico, a linguagem quebra-se contra altas vedações e barreiras”. Maria Gabriela Llansol (1931), escritora portuguesa.

Lusa/Fim.
close
Subscreva as nossas informações
Partilhar