Ao fim de quase três semanas de votação, milhares de portugueses escolheram a “Palavra do Ano” 2012. Dos 10 vocábulos selecionados pelo Departamento de Dicionários da Porto Editora, houve quatro que se destacaram: “bosão”, “desemprego”, “entroikado” e “solidariedade”.
A palavra vencedora será anunciada na próxima sexta-feira, 4 de janeiro, num evento marcado para as 09:15, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.
Para além das quatro palavras acima referidas, estiveram a votação, através do site www.portoeditora.pt/palavradoano, as palavras “cortes”, “democracia”, “imposto”, “manifestação”, “refundar” e “TSU”. De lembrar que a seleção das palavras é feita pela equipa de linguistas do Departamento de Dicionários da Porto Editora, que acompanha e analisa a realidade da língua portuguesa, tendo por base os critérios de frequência de uso e de relevância assumida, especialmente nos meios de comunicação social e nas redes sociais.
Em 2009, foi “Esmiuçar”. Em 2010, “Vuvuzela”. Em 2011, “Austeridade“. Qual será a “Palavra do Ano” de 2012?
Sexta-feira, 4 de janeiro (programa)
09:15 – Início
Saudação pelo Presidente da Câmara Municipal de Loures
09:20 – Apresentação das palavras candidatas a “Palavra do Ano” 2012
Anúncio da “Palavra do Ano” 2012
09:25 – Breve intervenção do representante da Porto Editora
09:30 – As Palavras de 2012 pela Equipa de Animação da
Biblioteca Municipal José Saramago
09:45 – Fim
A “Palavra do Ano” é uma iniciativa da Porto Editora que tem como objetivo principal enaltecer o património da língua portuguesa, sublinhando a importância que as palavras e os seus diferentes sentidos representam no nosso quotidiano.