Díli, 18 mai (Lusa) – Dois contos infantis que evocam a tradição timorense foram os vencedores da edição deste ano do Prémio da Língua Portuguesa atribuído pela delegação da Fundação Oriente em Timor-Leste.

O primeiro prémio foi para Jonato Lucio Xavier, com o texto “Mausoko e o seu valente galo”, e o segundo para Amado de Jesus dos Santos, com o texto “O falso amigo”, escolhidos de entre 14 apresentados ao júri.

Em comunicado, a Fundação Oriente explica que os textos vencedores “caracterizam-se por evocar como personagens animais ligados à tradição de Timor-Leste, como o crocodilo e o galo, mas também crianças e reis, figuras essenciais em contos infantis”.

Fundação Oriente Timor

Graça Viegas da Fundação Oriente em Timor-Leste

“As histórias dos premiados apresentam igualmente cenários muito apelativos como a casa, a floresta e o mar, têm um estilo fantasioso e de expetativa, com moral implícita no seu conteúdo, exibem um enredo muito rico e criativo, e são promotoras de valores universais como a honestidade, a solidariedade, a justiça, entre outros”, explica.

Os prémios, no valor de 2.500 dólares e apoiados pela delegação do BNU em Díli, correspondem excecionalmente este ano a um Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesa do Departamento de Português da Universidade de Macau.

Instituído pela Fundação Oriente para reconhecer o melhor trabalho de língua portuguesa de jovens estudantes timorenses, o prémio é atribuído anualmente.

O júri, presidido pela Coordenadora do Centro de Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), Elísia Ribeiro, incluiu ainda um representante da Fundação Oriente, Ana Paula Cleto Godinho, que é coordenadora da Delegação da Fundação Oriente em Macau, Domingos Francisco de Jesus de Sousa, assessor no Gabinete de Apoio à Presidência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Eugénia de Jesus das Neves, diretora académica do Departamento de Língua Portuguesa da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades da UNTL e Manuel Azancot de Menezes, Pró-reitor da Universidade de Díli.

ASP // MP – Lusa/Fim

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar