Dia Mundial do Português como língua de herança

É com muita honra que anunciamos uma iniciativa coletiva que reúne a Brasil em Mente e diversos promotores do português como língua de herança ao redor do mundo. No dia 16 de maio estaremos comemorando pela primeira vez o Dia do Português como Língua de Herança.

É com muita honra que anunciamos uma iniciativa coletiva que reúne a Brasil em Mente e diversos promotores do português como língua de herança ao redor do mundo. No dia 16 de maio estaremos comemorando pela primeira vez o Dia do Português como Língua de Herança.

O objetivo da criação de um dia especial para a comemoração do PLH é celebrar tal especialidade e suas iniciativas tão diversas e disseminar conceitos e práticas para profissionais que trabalham com o PLH e enfrentam os desafios de entender e atuar no ensino de língua-cultura diante de tantas variáveis complexas das comunidades a que pertencem.

Os desafios e os esforços são muitos na luta pela preservação, promoção e desenvolvimento do português como língua de herança (PLH). Diversas iniciativas desenvolvem trabalhos comunitários, voluntários ou com modelo mais formal. Tais práticas auxiliam pais e avós na disseminação da língua e cultura de um país distante, somente geograficamente, a seus filhos e netos e demais familiares.

Temas fundamentais como identidade cultural, multilinguismo, aquisição de linguagem, alfabetização, diferenças entre língua estrangeira e língua de herança, recursos didáticos para PLH, desenvolvimento de currículo e materiais, entre outros precisam ser difundidos entre os envolvidos com o ensino, promoção e estabelecimento de políticas públicas. Tal comemoração deve incluir também a essência multidisciplinar desta área, e aproximar as comunidades lusofônicas as pesquisas acadêmicas e estudos práticos da realidade do ensino do PLH ao redor do mundo.

O Português língua oficial em 8 países, que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Com base no conceito de Língua de Herança, todas essas variantes do Português devem ser consideradas a partir da estreita relação entre Língua e Cultura, uma vez que a herança que está sendo passada não corresponde apenas a habilidades linguísticas da Língua de Herança, mas também à cultura e aos costumes do país de origem do(s) pai(s). Assim sendo, cada país entra com dois elementos, somando: 8 diferentes variantes do Português + 8 diferentes culturas atreladas ao país de origem = 16. (O número 16 também é significativo pelo fato de que no Séc XVI (em 1536) foi publicada a primeira gramática da língua portuguesa (Grammatica da lingoagem portuguesa, de Fernão de Oliveira); e, em 1540, João de Barros publicou a Gramática da Língua Portuguesa para ajudar no ensino da língua materna.)

Como forma de destacar o fato de que o Português está espalhado pelos 5 continentes habitados do mundo, sendo portanto 5 os continentes em que o Português como Língua de Herança tem potencial de se desenvolver, elegemos também o número 5 como representativo das atividades que envolvem o PLH, chegando assim, na data 16/05.

Estamos em busca de parceiros que queiram mostrar seu apoio a este evento de tanta importância na comunidade. Se você quiser ser um deles, entre em contato conosco. Eventos serão marcados ao redor do mundo para celebrar esta data.

 

 

 

Evento: Dia Mundial do Português como Língua de Herança – 6 de maio de 2014.

Para mais informações:

Brasil em Mente é uma organizacão cultural/educacional sem fins lucrativos que mantém diversas iniciativas pioneiras na promoção e resgate da língua portuguesa e cultura brasileira nos Estados Unidos e além.

 

Dieter Winterle, Executive Director
Tel.: 1 917 434-2361
E-mail: info@brasilemmente.org

 

Facebook: www.facebook.com/brasilemmente

Twitter: www.twitter.com/brasilemmente

Site: www.brasilemmente.org

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top