27 February 2021
O deputado do CDS-PP José Ribeiro e Castro escreveu ao secretário executivo da CPLP propondo a fixação do dia internacional da Língua Portuguesa, cuja instituição consta de uma resolução da Assembleia da República que remonta a 1981.

Dia internacional da Língua Portuguesa

O deputado centrista defende, na carta (30 de abril de 2014), que o dia seja celebrado a 5 de maio, dia em que a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) adotou como dia da Língua e da Cultura.

Ribeiro e Castro argumenta pela oportunidade da instituição daquele dia com os oitocentos anos da língua portuguesa que se celebram este ano, “contados a partir do que é conhecido por ser o mais antigo documento oficial ao superior nível de Estado” escrito em português, o testamento de D. Afonso II, adotado em 27 de junho de 1214.

Na carta ao secretário executivo da CPLP, Murade Isaac Murargy, o deputado do CDS-PP recorda que a resolução aprovada em 1981 foi aprovada por unanimidade e teve como subscritores Natália Correia (PSD), Maria José Sampaio (CDS), António Reis (PS), Manuel Alegre (PS), Jorge Miranda (ASDI), José Manuel Mendes (PCP), Barrilaro Ruas (PPM), Helena Cidade Moura (MDP/CDE), Mário Tomé (UDP) e César Oliveira (UEDS).

ACL // SMA – Lusa/Fim



 

VER:

 

Fotos:

– Falar Português, em Lisboa, 29 de outubro de 2013. JOAO RELVAS / LUSA

– José Ribeiro e Castro. Academia das Ciências de Lisboa. 31 de janeiro de 2013. FRANCISCO NUNO RAMOS.

 

Também poderá gostar

Sem comentários