Díli, 13 mar 2024 (Lusa) – O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, afirmou hoje que a sua vista de trabalho a Timor-Leste visa sensibilizar as autoridades e sociedade civil timorense para as vantagens desta comunidade.
“Estou aqui com uma delegação da CPLP, a convite do primeiro-ministro, para sensibilizar as autoridades timorenses, nomeadamente o Governo e a sociedade civil, para a CPLP no seu conjunto, as vantagens que oferece a Timor-Leste, a participação mais ativa nas atividades, nas várias reuniões setoriais e ministeriais”, afirmou Zacarias da Costa.
“E também para discutir com as autoridades como Timor-Leste pode ser mais ativo quer em termos políticos, quer financeiros, para que a nossa organização possa caminhar para frente”, disse.
O antigo chefe da diplomacia timorense falava aos jornalistas após um encontro com o Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta.
Para Zacarias da Costa, num momento em que se assiste a “transformações a nível global” e que a CPLP se afirma mais a “nível internacional”, é “importante” que Timor-Leste possa olhar para a organização como uma “comunidade importante”.
Segundo Zacarias da Costa, o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, Bendito Freitas, manifestou, numa recente deslocação à sede da organização, em Lisboa, a disponibilidade de Timor-Leste de assumir a presidência rotativa da organização em 2027.
Timor-Leste deverá também organizar os jogos da CPLP no próximo ano.
O secretário executivo da CPLP chegou na terça-feira a Díli para uma visita de trabalho e para abrir a reunião dos pontos focais da cooperação, que começa quinta-feira.
Hoje, esteve reunido com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e apresentou ao Conselho de Ministros a visão da presidência de São Tomé e Príncipe para a CPLP.
MSE // SB – Lusa/Fim