25 February 2021
Dilcia Lopes Cardoso (foto: Facebook)

CPLP/Cimeira: Três gerações de 15 artistas cabo-verdianos fazem exposição coletiva

Praia, 13 jul (Lusa) – Três gerações, com 15 artistas cabo-verdianos, fazem uma exposição coletiva para dar as boas-vindas aos participantes da XII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo lusófonos (CPLP), que acontece na próxima semana, na ilha do Sal.

Numa publicação na página oficial do Facebook, o Governo cabo-verdiano informou que a exposição coletiva, que arranca no sábado e se prolonga até ao último dia da cimeira, contará com a participação de artistas de uma 1.ª geração, de uma geração intermédia e de uma 3.ª geração.

Na primeira geração estão os artistas Abraham Levy Lima, José Maria Barreto e Kiki Lima, enquanto na geração intermédia estão Leontina Ribeiro, Nela Barbosa, Oleandro Garcia e Tutu Sousa.

Tutu SOUSA (Foto: Facebook)

Já a terceira geração vai ser representada pelas artistas Dilcia Cardoso, Helder Cardoso, Isaías Garcia, Nelson Mendes, Nuno Prazeres, Randy Pinto e Yuran Enrique.

Outro expositor será Abertino Silva, que é descrito como “meridiano dos ofícios”.

O Governo cabo-verdiano indicou que o “leque variado” de artistas, pela sua “interpretação e expressão estética e plástica”, abre “uma janela de acesso à poética das ilhas cabo-verdianas”, num “gesto de boas-vindas” aos participantes da Cimeira de Estado e de Governo da CPLP.

Cabo Verde acolhe, na terça e na quarta-feira, na ilha do Sal, a XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cimeira que marca o arranque da presidência cabo-verdiana da organização.

Sob o lema “Cultura, Pessoas e Oceanos”, para a cimeira está confirmada a presença dos chefes de Estado de oito dos nove países membros da organização: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

O Presidente de Timor-Leste, Francisco Lu-Olo, cancelou a participação no evento, devido à crise política que se vive no país, com a recusa de dar posse a alguns membros do novo Governo liderado por Taur Matan Ruak.

RYPE // VM – Lusa/Fim

Kiki Lima

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES