O primeiro painel, marcado para as 10:00, vai refletir sobre a “lusofonia no século XXI”, contando com cinco oradores: o professor Adriano Moreira; Ana Paula Laborinho, presidente do Instituto Camões; Gilvan Müller, diretor do Instituto Internacional de Língua Portuguesa; Guilherme d’ Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura; e Vítor Ramalho, secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.
Durante a tarde, representantes dos oito membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), dos territórios de Macau e Malaca e também da Guiné Equatorial, país candidato à adesão à organização lusófona, e da região espanhola da Galiza vão debater as prioridades na cooperação lusófona.
O último painel, às 18:00, vai discutir “o mar como prioridade estratégica”, com a presença de Manuel Pinto Abreu, secretário de Estado do Mar.
A iniciativa, coordenada pelo Movimento Internacional Lusófono e pela Sphaera Mundi – Museu do Mundo, no âmbito da Plataforma Ativa da Sociedade Civil, incluiu ainda a entrega do prémio “Personalidade Lusófona 2013”.
SBR // APN – Lusa/fim