No âmbito das comemorações do Dia Europeu das Línguas, a Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia decidiu organizar nas capitais de todos os Estados-Membros várias iniciativas alusivas ao multilinguismo e à importância das línguas na construção de uma identidade europeia.

Neste sentido, em Portugal, o Departamento de Língua Portuguesa da DGT, a Representação da Comissão em Lisboa, a Assembleia da República, a Procuradoria-Geral da República e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua vão coorganizar uma conferência intitulada “Línguas: Traduzir o Futuro”.

Esta conferência, que decorrerá em 26 de setembro de 2014 no Museu do Oriente, pretende contribuir para a consolidação do debate em Portugal sobre a necessidade de reconhecimento da profissão de tradutor e de intérprete, tendo em conta nomeadamente a transposição da diretiva da UE que prevê o direito à interpretação e tradução em processo penal. A realidade portuguesa suscita a abordagem de outras questões importantes do nosso ponto de vista, como as sinergias entre os diferentes atores do mundo da tradução, a situação da interpretação em Portugal e a preparação da língua portuguesa para a era digital.

Para que esta conferência seja um fórum de partilha, intercâmbio e aprendizagem, bem como um palco privilegiado para se perspetivar a evolução futura das profissões linguísticas, esperamos poder contar consigo e com o seu contributo para que, juntos, possamos traduzir o futuro.

As inscrições deverão ser efetuadas até 19 de setembro, para o e-mail conf_linguas_traduzir_futuro@ar.parlamento.pt.

Para eventuais esclarecimentos, poderá entrar em contacto com Paulo Batista, através do endereço paulo.batista@ec.europa.eu ou do n.º de tel. 213509881, ou Zara Soares de Almeida, através do endereço zara.almeida@ar.parlamento.pt ou do n.º de tel. 213919364.


Programa
Composição dos painéis
Portal dos tradutores da Administração Pública

Partilhar