1 March 2021

Comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP

02 de maio, às 19 horas,  Local: Sala dos Espelhos, Palácio Foz, Restauradores, Lisboa

No âmbito das comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, a Missão do Brasil junto à CPLP tem o prazer de convidar para a apresentação do Trio Caboclagem,  formado pelos músicos Frederico Martins (voz e violão), Jed Barahal (violoncelo) e Ruca Rebordão (percussão).Trio

A música popular é um dos mais fortes componentes da identidade cultural do Brasil, dentro e fora do país. A força da música popular brasileira, com toda sua variedade, nasce do encontro entre ambientes culturais e sociais muito diversos. Num contexto de desigualdade e embate entre diferenças, o Samba ocupa lugar privilegiado como um espaço de encontro e diálogo. Este diálogo, ao ganhar corpo, irá tornar-se uma síntese positiva da experiência brasileira de miscigenação.

O Samba chega ao Rio de Janeiro com os migrantes negros vindos da Bahia. Na segunda década do século XX, no Rio, o Samba se firma como novo gênero musical. A festa do Samba, antes restrita aos terreiros, expande sua força e aos poucos vai invadindo corações e mentes por toda a cidade, o país e o mundo.

Para comemorar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP e o Centenário do Samba, a Missão do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa apresenta o concerto do Trio Caboclagem, constituído pelo cantor e violonista Frederico Martins, o violoncelista Jed Barahal e o percussionista Ruca Rebordão. O concerto apresentará um repertório baseado nos clássicos de consagrados autores do Samba, como: Noel Rosa, Dorival Caymmi, Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Chico Buarque e Tom Jobim.

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES