Com este evento científico, «pretende-se não só revisitar esta obra ímpar da cultura e da literatura portuguesas mas também alargar o escopo da abordagem dos especialistas à chamada literatura de viagens, “género” perene e universal, cujo corpus se apresenta, simultaneamente, vasto e heteróclito», segundo a UAlg, que organiza o evento em parceria com o Centro de Literaturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) e o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC).
Do programa do evento, fazem parte temas como as «Hermenêuticas literárias ou histórico-culturais acerca da Peregrinação ou acerca do “género», «A Peregrinação ou o “género” no Ensino», «A Peregrinação ou o “género” e a Tradução», «A Peregrinação ou o “género” e a História da(s) Língua(s)», «A Peregrinação ou o “género” e a História do Livro e da Edição», «Literatura de Viagens: da Antiguidade aos nossos dias» e« Literatura de Viagens: na Europa e no Mundo», entre outros.
O colóquio tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e realiza-se no âmbito das Comemorações dos oito Séculos da Língua Portuguesa e dos 400 anos da publicação da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, no seguimento do desafio lançado pela Associação «8 Séculos da Língua Portuguesa».
Fotos:
– Capa do catálogo da exposição“O dinheiro no tempo de Fernão Mendes Pinto”
– Agenda 2011 da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), que teve por tema a obra “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto. 21 novembro 2010. JOSE LUIS SOUSA/LUSA