3 March 2021
O evento ocorre nas cidades de Redenção e Guaramiranga, e conta com palestrantes de diferentes países

Colóquio discute a Língua Portuguesa no meio digital

A língua é uma importante ferramenta de mobilização social. Antes disso, a difusão ou não das linguagens está diretamente influenciada pela geopolítica mundial. Não só a Internet, como até mesmo um aparelho de GPS são difusores da Língua Portuguesa. Os atuais avanços decorrem de uma integração dos países que têm o Português como língua comum.
O 1º Colóquio Internacional sobre a Língua Portuguesa na Internet e no Mundo Digital, iniciado ontem no Município de Redenção, reúne autoridades e especialistas na língua como uma das primeiras e maiores propostas de integração das diversidades linguísticas do Português. Entre as pautas discutidas, está a necessidade de formação de conteúdo de qualidade respeitando a diversidade linguística.
O mundo digital vai muito além da Internet. A evolução da indústria de computadores e, da mesma forma, de aplicativos tem colocado o português na mesa de consumo. Não é novidade a grande participação não só do Brasil como de outros países de Língua Portuguesa no mercado consumidor digital.
“Os falantes geralmente não têm a noção da quantidade de trabalho que está por trás da produção do mundo digital, mas isso tem mostrado um novo papel econômico da língua nas novas formas de produção. Até ao próprio capitalismo contemporâneo interessa o multilinguismo”, diz Gilvan Müller, diretor-executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (Iilp). Porém, fala da necessidade de formação de conteúdo, não apenas a garantia de acesso de línguas à Internet e ao mundo digital. Ler o artigo completo (diariodonordeste)

 

Artigo relacionado:

Também poderá gostar

Sem comentários