Climático e Climatérico

Os adjetivos climático e climatérico são sinónimos?
Os dicionários dizem que sim, ainda que esses adjetivos sejam normalmente usados em contextos diferentes: alterações climáticas, condições climatéricas.
Os linguistas mais conservadores aconselham o uso do adjetivo climático, uma vez que o adjetivo climatérico é considerado um galicismo (provém do francês climatérique) e pode também referir-se ao nome climatério, que designa o período da vida em que se verificam mudanças fisiológicas causadas pela menopausa na mulher e pela andropausa no homem.Em suma, para nos referirmos ao clima, se optarmos pelo termo CLIMÁTICO não nos comprometemos!

www.communica.pt

Subscreva as nossas informações
The following two tabs change content below.
Avatar photo

Sandra Duarte Tavares

Sandra Duarte Tavares é doutoranda em Ciências da Comunicação e mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa. É professora convidada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, na Formação Avançada em Técnicas de Alta Performance de Comunicação Oral, e da Universidade Lusófona na Licenciatura de Comunicação Aplicada. Colabora, desde 2008, com a RTP em programas televisivos e radiofónicos sobre Língua Portuguesa e é cronista na Revista Visão (edição digital), integrando a Bolsa de Especialistas. É autora e coautora de vários livros sobre Língua Portuguesa e Comunicação. Conta ainda com 12 anos de experiência como consultora linguística e formadora de Comunicação em diversas empresas e instituições.
Avatar photo

últimos artigos de Sandra Duarte Tavares (ver todos)

Scroll to Top