1 March 2021
A arte e a gastronomia da China e dos países de língua portuguesa estão desde hoje em exposição em Macau na quarta feira de artesanato e uma mostra gastronómica da China e dos países de expressão portuguesa na cidade.

China e países lusófonos num encontro de culturas em Macau

Integradas na quarta semana cultural da China e dos países de língua portuguesa, que arrancou hoje e se prolonga até dia 18, a Feira de Artesanato ocupa o espaço da Praça da Amizade, no centro da cidade, com ‘stands’ de todos os países de expressão portuguesa, onde as associações representativas dos diversos povos exibem produtos tradicionais de cada país, como a renda de Bilros, no caso português.

Já no espaço Lvsitanvs – dedicado todo o ano à divulgação da gastronomia portuguesa pelas mãos da Casa de Portugal – decorre até dia 18 uma mostra da gastronomia dos países de língua portuguesa com a presença do ‘chef’ moçambicano Carlos Graça, o português Gonçalo Rocha, o goês Vasco Alvares, a guineense Lídia Santos e o cabo-verdiano Eduardo Moreira.

“É muito importante porque através deste intercâmbio cultural e através destas atividades podemos mostrar a cultura de cada país e aprofundar a amizade entre os nossos povos”, disse à agência Lusa Chang Hexi, secretário-geral do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, à margem da abertura da mostra de gastronomia.

Por outro lado, acrescentou o mesmo responsável, Macau tem também as suas próprias características culturais, num encontro de culturas que é preciso dar a conhecer ao mundo e aos países de expressão de portuguesa, porque funciona como a plataforma de ligação entre estes e a China.

Com dez dias de festa entre a China e os países de língua portuguesa em Macau, o ponto alto é o Festival da Lusofonia, entre 19 e 21 de outubro, que leva a arte, os jogos tradicionais e a música à zona do Carmo, na ilha da Taipa onde diversos grupos da lusofonia, de Macau e da China atuam durante os três dias de muita animação.

 

JCS // HB

Lusa/fim

Foto: LUSA ( 8 de Novembro de 2008) João Carlos Silva, conhecido autor do programa culinário de televisão ” Na Roça com os tachos”, representa São tomé e Príncipe na Festa da Lusofonia realizada em Macau, na China. CARMO CORREIA/LUSA

Também poderá gostar

Sem comentários