Cerca de 4.500 alunos aprendem português nas escolas básicas e secundárias de Macau

Macau, China, 05 dez (Lusa) – Cerca de 4.500 alunos do ensino não superior estão a aprender português em Macau, com 90 professores distribuídos por dezenas de instituições, de acordo com dados divulgados hoje pelo Governo local.

Em instituições de ensino privado, o número de aprendizes duplicou na última década, referiu hoje fonte da Direção dos Serviços de Educação e Juventude (DSEJ), em conferência de imprensa.

Segundo a DSEJ, só nas escolas privadas do território existem atualmente 50 professores destacados para lecionar português.

No entanto, também “as escolas públicas têm vindo a promover o ensino bilingue”, com 40 professores disponíveis para ensinar a língua portuguesa, frisou a entidade.

Quanto ao ensino superior, a tendência é também de crescimento. Dados avançados à agência Lusa em outubro indicam que o número de alunos de português no Instituto Politécnico de Macau (IPM) cresceu 66,7% em três anos, um aumento que mesmo assim não consegue responder à procura.

“Podemos ver esta tendência”, de crescimento, afirmou à data a nova diretora da Escola Superior de Línguas e Tradução (ESLT) do IPM, Han Lili, apontando para a necessidade de mais “cursos de português que possibilitem o aprofundamento dos conhecimentos da língua e da cultura dos países de expressão portuguesa”.

No ano letivo 2016/2017, cerca de 300 alunos estavam a aprender português naquele instituto.

FST (MIM) // VM – Lusa/Fim
Subscreva as nossas informações
Scroll to Top