A actividade do CLUL segue duas orientações fundamentais: por um lado, a investigação teórica e experimental e, por outro, a disponibilização de materiais e ferramentas.
O CLUL é um espaço de diálogo entre áreas tradicionais e áreas mais recentes dos estudos da linguagem, acolhendo no seu domínio a filologia, a dialectologia, a linguística histórica, a linguística comparada, a linguística teórica, a linguística computacional, a linguística experimental, a psicolinguística e as tecnologias da fala. O CLUL está igualmente empenhado na interacção com outras áreas de investigação.
Objectivos da Unidade:
i. desenvolver investigação teórica e experimental, com vista quer à descrição e análise linguística da gramática de adultos e de crianças, quer ao desenvolvimento de trabalho em processamento da linguagem natural. A investigação levada a cabo no CLUL procura incrementar o conhecimento sobre a gramática do português, nas suas diferentes variedades, e das línguas crioulas de base lexical portuguesa.
ii. levar a cabo actividades de investigação e desenvolvimento na área da modelização formal e computacional das línguas naturais e na produção de tecnologias no campo da engenharia da linguagem. iii. promover abordagens multidisciplinares no estudo da linguagem humana, em co-relação com outras áreas do conhecimento (literatura, história, paleografia, antropologia, etnografia, sociologia, psicologia, matemática, ciências médicas e engenharia da linguagem). iv. desenvolver novos recursos linguísticos e aplicações no âmbito do português como L1 e L2, em diversas áreas de relevância científica e social (edições de texto, atlas linguísticos, corpora de larga-escala, corpora etiquetados e anotados, léxicos, ferramentas para avaliação do desenvolvimento linguístico com aplicações nos domínios da linguística clínica e da linguística educacional, testes para avaliação da leitura). v. realizar trabalho de campo e pesquisa arquivística em diferentes domínios por forma a reunir fontes primárias que sirvam de base à produção de recursos e aplicações como os referidos no ponto anterior. vi. promover o debate e a difusão nacional e internacional do conhecimento obtido. vii. estimular a formação avançada dos jovens investigadores do CLUL, através do seu envolvimento nas actividades da unidade.”
Recursos Online