9 March 2021
A Câmara Municipal da Praia da Vitória será a primeira autarquia açoriana a associar-se à “Karingana Wa Karingana”, que promove a Lusofonia e a solidariedade entre os vários países do Mundo Lusófono.

Câmara da Praia coopera com a associação “Karingana Wa Karingana”

Segundo o presidente da autarquia praiense, a assinatura do protocolo de cooperação decorrerá durante o mês de Maio, ligando oficialmente a Câmara da Praia a um projecto de solidariedade e fraternidade entre países de língua oficial portuguesa.

Segundo Roberto Monteiro, a “Karingana Wa Karingana” “agrega boas vontades no sentido de promover um desenvolvimento sustentável no conjunto dos países” da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Para a Praia, segundo o edil, a cooperação com a associação liderada por Tiago Bastos permitirá a concretização no concelho de eventos que promovam a Lusofonia e o intercâmbio cultural com os povos da CPLP.

A “Karingana Wa Karingana” reúne, actualmente, nos seus corpos sociais um conjunto de individualidades e entidades de renome nacional e internacional, casos de Mariza, Eusébio, António Vitorino de Almeida, Manuel Damásio, Maria João Seixas, Mário Lino, José Miguel Júdice, Telmo Correia, Ponces de Carvalho, Basílio Horta, António Bagão Félix, Rui Nabeiro, Edite Estrela, Carlos Zorrinho, Nicolau Santos, Inês de Medeiros, Miguel Frasquilho, Carlos Monjardino, Diogo Feio, entre outros.

“’Karingana Wa Karingana’ (‘era uma vez’) o mar vasto da Lusofonia, esta grande fraternidade, tão feita de raízes comuns como tão desigual nas oportunidades e na dignidade necessária à felicidade. Era uma vez uma Língua, uma História, uma partilha de memórias, aventuras e descobertas. ‘Karingana Wa Karingana’ é a voz e o espaço de quem quer aprofundar e reforçar essa Cultura, presente por esses continentes fora. É o lugar da Solidariedade, da partilha, da cooperação que terá sempre como bandeira o enriquecimento cultural e o desenvolvimento. Sonhar Lusofonia e o Mundo Lusófono é materializar um espaço onde diversas culturas se entrelaçam num movimento de cruzamentos e encontros. Queremos, por isso, fazer descobrir, ajudar e aprender, levar e trazer de volta o que nos aproxima”, lê-se no texto que apresenta a associação.

Neste momento, está a ser ultimado o texto do protocolo que será assinado em Maio pelos presidentes da Câmara Municipal da Praia da Vitória e da Associação “Karingana Wa Karingana”.

 

FONTE: A União

Também poderá gostar

Sem comentários