Cabo-verdiana Vera Duarte na abertura do Festival de Poesia de Medellín

Medellín, Colômbia, 24 jul 2022 (Lusa) – A cabo-verdiana Vera Duarte esteve no sábado na inauguração do Festival Internacional de Poesia de Medellín, cuja edição de 2022 volta a ser presencial, após dois anos como um evento virtual, devido à pandemia.

Vera Duarte leu o seu poema-manifesto “Desagregação das ortodoxias”, para evocar as suas lutas em Cabo Verde, utilizando a poesia como “ferramenta” para as mulheres se defenderem do machismo.

“Escrever poesia é uma arte de resistência e emancipação”, disse Vera Duarte, no teatro ao ar livre Carlos Vieco, em Medellín, onde poetas de sete países leram as suas obras perante cerca de 1.500 espetadores.

O festival decorre até 30 de julho sob o lema “Paz Mundial, Paz com a Natureza”, com 65 poetisas e 65 poetas, que irão participar em 64 atividades em diferentes locais da região.

“A poesia é a síntese da história espiritual da humanidade, do passado profundo da humanidade e é a expressão da luta do presente”, disse o diretor do festival, Fernando Rendón, na abertura.

Antes da inauguração oficial, o festival, organizado pela Revista Prometheus Poetry e pelo World Poetry Movement, teve uma série de 45 atividades virtuais, de 9 a 22 de julho.

O encontro poético intercultural, um dos mais importantes do género no mundo, foi declarado património cultural da Colômbia em 2009.

Vera Duarte estreou-se na literatura em 1993, com o livro de poesia “Amanhã Amadrugada”, seguindo-se depois “O arquipélago da paixão” (2001), “Preces e súplicas ou os cânticos da desesperança” (2005), “Exercícios Poéticos Romance” (2010), “A candidata Ensaios” (2003) e “Construindo a utopia” (2007) e “De Risos e Lágrimas” (2018).

“A Candidata”, lançado em 2004 e que recebeu o Prémio Sonangol de Literatura, e “Matriarca – Uma história de Mestiçagens” (2017) são os dois romances da escritora cabo-verdiana, ativista dos direitos humanos, que em 1995 recebeu o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa.

Vera Duarte, ex-presidente da Academia Cabo-verdiana de Letras e membro da Academia de Ciências de Lisboa, foi uma das autoras distinguida com o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia em 2021.

Clique na imagem para aceder

VQ (RYPE) // VQ – Lusa/Fim

Subscreva as nossas informações
The following two tabs change content below.
Avatar photo

Vera Duarte

Vera Valentina Benrós de Melo Duarte Lobo de Pina nasceu em Mindelo, S. Vicente, Cabo Verde. É Juíza Desembargadora, poeta e escritora, formada em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa. Membro das Academias Cabo-verdiana de Letras, de Ciências de Lisboa, Gloriense de Letras. Foi Ministra de Educação Ensino Superior, Presidente Comissão Nacional Direitos Humanos e Cidadania, Conselheira do Presidente da República e Juíza Conselheira do Supremo Tribunal de Justiça. Integrou organizações como Centro Norte-Sul Conselho d`Europa, Comissão Internacional Juristas, Comissão Africana Direitos do Homem e Povos, Associação Mulheres Juristas e Federação Internacional de Mulheres de Carreira Jurídica. Recebeu várias condecorações É poeta e autora de vários romances.
Avatar photo

últimos artigos de Vera Duarte (ver todos)

Scroll to Top