8 March 2021
2012 foi declarado oficialmente Ano da Língua de Portuguesa na Universidade de Cabo Verde (UniCV) por despacho do seu reitor, Paulino Lima Fortes, assinado no final do ano passado e agora conhecido.

Cabo Verde: UniCV declara 2012 Ano da Língua Portuguesa

A UniCV está presentemente num «processo de ponderação e de análise de potenciais projetos de valorização da língua portuguesa em Cabo Verde», segundo indica a leitora do Instituto Camões (IC) naquela universidade, Mariana Faria.

Mas, para já, está prevista a realização em abril próximo do I Workshop Internacional[oficina de trabalho] sobre o Ensino da Língua Portuguesa, Matemática e Disciplinas Afins, de cuja comissão organizadora faz parte a leitora do IC e cuja coordenação-geral é assegurada pelo pró-reitor para Assuntos Pedagógicos e Profissionalizantes da UniCV, Marcelo Galvão.

A leitora do IC na licenciatura de Estudos Portugueses e Cabo-verdianos do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da UniCV está também a preparar a nova edição do curso sobre a Nova Norma Ortográfica, que constitui uma das iniciativas previstas no despacho do reitor.

Entre as ações cuja realização é enunciada no despacho estão a «implementação do programa de pós-graduação (mestrados e doutoramentos) em Língua Portuguesa e afins» e a «dinamização de oficinas artísticas e palestras apresentando como bases temáticas, a literatura dos países lusófonos, a língua e cultura portuguesas e cabo-verdianas».

As orientações definidas preveem ainda a «realização de jornadas pedagógicas com fóruns dedicados a temas relacionados com a língua, literatura e cultura, numa abordagem aos desafios da intervenção de Cabo Verde no atual panorama artístico-cultural lusófono».

Outro aspeto contemplado no despacho do reitor da UniCV é a «promoção da integração dos programas de Cabo Verde nas estruturas de graus académicos da Europa, do Brasil e dos países e regiões de língua portuguesa no mundo».

 

Ler o artigo completo (IC)

 

Ler: Discurso do Magnífico Reitor da Univesidade de Cabo Verde, Paulino Lima Fortes no ato de assinatura de protocolo da Universidade de Cabo Verde com o Observatório da Língua Portuguesa a 26/07/2011.

Também poderá gostar

Sem comentários