Praia, 22 jun (Lusa) – Cabo Verde apresentou hoje, na cidade da Praia, o site e o logótipo da cimeira e da presidência cabo-verdiana da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que arranca em julho na ilha do Sal.
O logótipo apresenta um conjunto de nove linhas (representando os nove países da comunidade) dispostas em forma de um círculo aberto, em que dominam os tons azul, vermelho e verde.
O ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que presidiu à cerimónia de apresentação, explicou, aos jornalistas, que a imagem pretende transmitir uma “ideia de dinamismo” e de “reativação” da comunidade com “uma presença mais efetiva, mais conhecida e mais intensa” na vida dos cidadãos.
“Queremos tirar à CPLP a perceção de que é apenas uma conferência de chefes de Estado como a que se vai realizar no Sal. A nossa tónica é que a conferência do Sal é apenas o ponto de partida e de concertação”, disse.
Abraão Vicente adiantou que, durante a cimeira, serão aprovadas algumas resoluções para que se possa “dar dinâmica à vida da CPLP”, nomeadamente nas áreas dos oceanos, cultura e mobilidade.
“A ideia é ter de facto esse dinamismo e esse movimento que o logótipo espelha”, sublinhou.
Cabo Verde acolhe, em 17 e 18 de julho, na ilha do Sal, a XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, cimeira que marca o arranque da presidência cabo-verdiana da organização.
Para a cimeira está confirmada a presença dos chefes de Estado dos nove países membros da organização: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A presidência cabo-verdiana da comunidade lusófona, que tem a duração de dois anos, terá como lema “Cultura, pessoas e oceanos”.