“Deste grupo há um total de 31 bolseiros de nível de licenciatura, 10 bolseiros de nível de mestrado e um de nível de doutoramento”, afirmou Abrão Santos, durante a cerimónia oficial de atribuição das bolsas aos estudantes.
O Ministério da Educação de Timor-Leste já realizou dois processos de atribuição de bolsas de estudo no estrangeiro.
No primeiro concurso, realizado em 2008, ficaram aprovados 159 candidatos que em 2009 foram enviados para Portugal e para as Filipinas.
No segundo concurso, que decorreu em 2011, foram aprovados 312 candidatos, entre os quais se encontram os 42 estudantes que vão agora para o Brasil.
“Este é um programa que nós queremos estimular”, afirmou o embaixador do Brasil em Timor-Leste, Edson Duarte Monteiro, que também participou na cerimónia.
Segundo o diplomata brasileiro, o Brasil tem vários programas educacionais que estão abertos para Timor-Leste e as pessoas só têm de se candidatar.
“Em alguns deles o Brasil oferece bolsas completas”, afirmou, salientando que as autoridades brasileiras “querem ver” algumas centenas de estudantes timorenses no país.
Atualmente mais de uma centena de estudantes timorenses estão no Brasil a frequentar o ensino superior.
MSE // MLL.
Lusa/Fim
Foto: Um estudante de Timor-Leste com a bandeira nacional durante as cerimónias de comemoração da Independência em Dili, 28 November 2008, EPA/ANTONIO DASIPARU