Benfica vai construir escola na ilha cabo-verdiana do Fogo

Numa curta declaração à imprensa após ser recebido por Jorge Carlos Fonseca, presidente cabo-verdiano, Luís Filipe Vieira indicou que a escola insere-se na missão da Fundação do clube lisboeta.

“Todos nós sabemos o que é a Fundação Benfica e o que é a sua missão em relação a essas situações e queremos estar presentes e solidários com Cabo Verde”, afirmou o dirigente.

O presidente do Benfica disse que, da parte do clube, “há uma disponibilidade grande para com os jovens da ilha do Fogo” para construir uma escola: “Será direcionada a cerca de 600 crianças e é isso que o Benfica e a sua fundação estão aqui hoje a fazer”, prosseguiu Luís Filipe Vieira, esclarecendo que está em Cabo Verde em missão social e não em missão desportiva.

“A nossa vinda à Cabo Verde, especialmente à Cidade da Praia, e estar com o Presidente da República, tem a ver com a situação triste que se vive em Cabo Verde, tendo em conta a situação da ilha do Fogo”, avançou o presidente do Benfica, numa declaração sem direito a perguntas dos jornalistas.

A agência Lusa apurou que a escola será edificada pela construtora portuguesa Mota Engil.

O presidente do Benfica ofereceu duas camisolas ao presidente cabo-verdiano: uma de Eusébio e outra com o número 10 e com o nome de Jorge Fonseca.

O chefe de Estado cabo-verdiano agradeceu o gesto e explicou ao dirigente ‘encarnado’ as tragédias que se abateram nos últimos tempos sobre o país, nomeadamente o mau ano agrícola, a erupção vulcânica e o naufrágio de um navio na ilha do Fogo.

Antes do encontro com o mais alto magistrado da nação cabo-verdiana, Luís Filipe Vieira foi recebido pelo primeiro-ministro do país, José Maria Neves, a quem apresentou um projeto para apoiar a recuperação da ilha do Fogo, que também vai visitar hoje à tarde.

Além de Vieira, a comitiva ‘encarnada’ integra ainda o presidente executivo da Fundação Benfica, Carlos Móia, e Nuno Gomes, assessor do presidente do clube para as relações internacionais.

A visita insere-se no âmbito da ação da Fundação Benfica que, em Portugal, tem um programa de apoio escolar que auxiliou, em 2014, cerca de 10 mil crianças desfavorecidas.

Mas já contribuiu para a reconstrução do Haiti, depois da destruição provocada pelo terramoto de 2010, tendo oferecido, no mesmo ano, habitações na Madeira a três famílias desfavorecidas afetadas pelas inundações.

O Benfica já tem uma escola na ilha cabo-verdiana de São Vicente e, disse à Lusa o vereador do Desporto da Câmara Municipal da Praia, António Lopes da Silva, as obras para a construção de uma casa do clube na capital cabo-verdiana vão arrancar no final deste mês.

RYPE (JP) // NF – Lusa/Fim

Fotos:

– O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca (D), recebe uma camisa do SL Benfica pelo presidente do clube, Luís Filipe Vieira (E), durante um encontro no Palácio Presidencial na Cidade da Praia, Cabo Verde, 12 de janeiro de 2015. JOSÉ MARIA BORGES/LUSA

– O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira (C), o presidente executivo da Fundação Benfica, Carlos Móia (E), e o assessor do presidente do clube para as relações internacionais, Nuno Gomes, à entrada do Parque Natural do Fogo, em Chã das Caldeiras durante a visita à Ilha do Fogo em Cabo Verde, 12 de janeiro de 2015. JOSÉ SOUSA DIAS/LUSA

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top