7 March 2021
A Associação Cultural Coração em Malaca colaborou na preparação e realização da Conferência "Língua Portuguesa, Sociedade Civil e CPLP".

Associação Cultural Coração em Malaca

No passado dia 11 de Outubro 2013, a Associação Cultural Coração em Malaca – ONGD, participou na Conferência Língua Portuguesa, Sociedade Civil e CPLP, realizada no Grande Auditório da Universidade do Algarve, a convite do senhor embaixador Eugénio Anacoreta Correia, promotor do encontro na qualidade de Coordenador da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa e Presidente do Observatório da Língua Portuguesa, lembrando na sessão de abertura que “a língua é uma expressão de identidade. E essa identidade passa pela cultura, pelos afetos e pelas expetativas”. Acrescentando “Neste momento de crise, a língua dá-nos um mundo muito maior do que aquele em que vivemos”.


Colaboraram na preparação e realização da conferência 20 organizações das sociedades civis dos oito países da CPLP, da Galiza, Goa, Malaca e Macau.

Tendo Malaca como representante Luisa Timóteo, presidente da Associação Korsang di Melaka, apresentou um pequeno filme, testemunhando o trabalho desenvolvido pela ONGD e pela comunidade do Bairro Português de Malaca em prol do grande património mundial de origem portuguesa na Ásia. De seguida cumprimentando e agradecendo a oportunidade da presença de Malaca no grandioso encontro onde a língua portuguesa, a sociedade civil e a CPLP, se fundem num sentimento único “A Lusofonia (citando P. António Vieira) é uma tira complexa de diferenças, é uma prefiguração do respeito inteiro pela eminente dignidade de todas as pessoas” . Mais disse que a associação desde a sua criação em 2008, não tem poupado esforços através do projeto “Povos Cruzados” apoiado pelo Camões, Fundação Oriente, Logoplaste, comunidade do Bairro, projeto reconhecido pelas mais diversas instituições, entidades, associados e amigos, para manter vivos os afetos que sobrevivem até aos nossos dias, apesar do risco de diluição das tradições e da língua falante, conhecida como umas das integrantes do mosaico cultural que é a Malásia. Mais disse que este trabalho meritório em prol de Malaca justifica a criação de uma frente de parcerias, apelando a todos os presentes com o coração em Malaca, sem esquecer as demais regiões e comunidades espalhadas pelo mundo.

Bem hajam

 

Saiba mais sobre a Conferência”Língua Portuguesa, Sociedade Civil e CPLP”

Também poderá gostar

Sem comentários