As Viríadas do Doutor Samuda

O Doutor Isaac Samuda (1681-1729), nascido em Lisboa, formou-se em Medicina, na Universidade de Coimbra, em 1702 e foi membro de duas das mais prestigiosas instituições cientícas da Europa do século XVIII, a Real Sociedade de Londres e o Real Colégio de Médicos.

Dedicando-se à actividade clínica e à divulgação da ciência portuguesa em Inglaterra, o Doutor Samuda foi um poeta extraordinário.

O manuscrito da monumental epopeia As Viríadas foi dedicado ao rei mais rico da história de Portugal,  D. João V, pelo amigo que o Doutor Samuda auxiliou quando da sua chegada a Londres, o Doutor Jacob de Castro Sarmento,  um grande nome do Iluminismo português, da história da Medicina e da Farmácia em Portugal.

As Viríadas desenham a fundação mítica de Portugal na tela da guerra entre os Lusitanos de Viriato e o Império Romano. Esta história fundadora é animada por um triângulo amoroso entre o chefe dos Lusitanos, a bela Ormia e um dos comandantes militares.

O poema inédito faz uma ligação surpreendente entre a História, a Ciência Moderna, a Medicina e os Estudos Clássicos.

O médico e poeta Isaac Samuda oferece ao leitor contemporâneo várias coisas ao mesmo tempo: uma reflexão sobre o sentido da vida humana na gura do Palácio do Sono; um enriquecimento notável da Língua Portuguesa com a introdução de muitos neologismos; uma teoria sobre o lugar de Portugal no concerto das nações; um tesouro de pérolas de sabedoria perene; e,  culminando o pensamento que atravessa todo o poema, um objectivo para a procura da felicidade de cada pessoa e de cada país, a descoberta do jardim de todas as perfeições.

As Viríadas são, pois, uma manifestação eloquente da alma portuguesa.

A Câmara Municipal de Lisboa, a Rede de Judiarias de Portugal e a Imprensa da Universidade de Coimbra

convidam V. Ex.ª para o lançamento do livro

AS VIRÍADAS DO DOUTOR SAMUDA

– Edição Crítica da Epopeia Setecentista Inédita dos Médicos Isaac Samuda e Jacob de Castro Sarmento –

de Manuel Curado.

Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa, 9 de Julho de 2014, 17h30

Com a presença de Annabela Rita, Catarina Vaz Pinto, Maria Helena da Rocha Pereira,  Delm Leão, Jorge Patrão, José Eduardo Franco, Roberto Bachmann, Samuel Levy Sequerra.

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top