As novas tendências da literatura em português

Maputo, 18 set (Lusa) – As novas tendências no contexto literário português e moçambicano é o tema principal de um curso que se vai realizar no Centro Cultural Português em Maputo, entre 21 e 24 de setembro, divulgou hoje a organização do evento.

O programa principal da 27.ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa – Novas Tendências será aberto pelo escritor português José Luís Peixoto, que irá falar da narrativa portuguesa contemporânea, segundo o comunicado do Centro Cultural Português em Maputo (tutelado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua).

Os realizadores Margarida Cardoso, de Portugal, e João Ribeiro, de Moçambique, irão apresentar as suas experiências relativamente à adaptação cinematográfica de obras literárias nos dois contextos geográficos.

Nataniel Ngomane, académico e atual diretor do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa de Moçambique, vai apresentar a sua reflexão em torno da nova narrativa moçambicana, de acordo com a nota.

Haverá ainda um debate entre as gerações literárias moçambicanas Charrua e Kuphaluxa, moderado pela jornalista Anabela Adrianopoulos.

Como programa paralelo, vai realizar-se uma oficina de escrita orientada por José Luís Peixoto, que decorrerá entre 22 e 24 de setembro, no Centro Cultural Português.

Este ano, pela primeira vez, realiza-se a itinerância de parte deste curso para outras cidades moçambicanas, com a deslocação do escritor José Luís Peixoto a Quelimane (Centro de Língua Portuguesa na Universidade Pedagógica, nos dias 14 e 15 de setembro).

O escritor português estará ainda na Beira (Centro Cultural Português, nos dias 16 e 17 de setembro) e Nampula (Centro de Língua Portuguesa na Universidade Pedagógica, nos dias 28 e 29 de setembro), de acordo com o comunicado.

O Curso de Literaturas em Língua Portuguesa é a realização cultural mais antiga do Centro Cultural Português em Maputo, em parceria com a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane.

CSR // VM – Lusa/Fim
A atriz Sandra Barata Belo durante uma cena da peça "Morreste-me", a primeira obra do escritor José Luís Peixoto, que foi adaptada para teatro num monólogo, por Cátia Ribeiro e Sandra Barata Belo , em cena noTeatro de Bairro de 24 janeiro a 3 fevereiro, 24 janeiro 2013. ANDRE KOSTERS/LUSA
A atriz Sandra Barata Belo durante uma cena da peça “Morreste-me”, a primeira obra do escritor José Luís Peixoto, que foi adaptada para teatro num monólogo, por Cátia Ribeiro e Sandra Barata Belo , em cena noTeatro de Bairro de 24 janeiro a 3 fevereiro, 24 janeiro 2013. ANDRE KOSTERS/LUSA
Subscreva as nossas informações
Scroll to Top