As consoantes C e P

Segundo o novo Acordo Ortográfico, as consoantes c e p deixam de ser escritas sempre que não se pronunciam nas sequências cc, cç, ct, pc, pç  e pt

CC – acionar

CÇ – correção

CT – atual

PC – excecional

PÇ – adoção

PT – ótimo

Sempre que essas consoantes forem pronunciadas, deverão permanecer na escrita:

CC – friccionar

CÇ – fricção

CT – facto

PC – egípcio

PÇ – opção

PT –  rapto

Sempre que a consoante p não for pronunciada no interior das sequências mpcmpç e mpt, a consoante m passa a n, escrevendo-se, respetivamente, nc, nç e nt:

Antes do AO Depois do AO
assumpção assunção
sumptuoso suntuoso
peremptório perentório

 

Finalmente, permite-se a dupla grafia nos casos em que há oscilação de pronúncia das consoantes c ou p no interior das sequências cc, cç, ct, pc, pç  e pt:

VARIANTE LUSOAFRICANA VARIANTE BRASILEIRA
receção

característica

percetível

facto

estupefacto

 recepção

caraterística

perceptível

fato

estupefato

Subscreva as nossas informações
The following two tabs change content below.
Imagem do avatar

Sandra Duarte Tavares

Sandra Duarte Tavares é doutoranda em Ciências da Comunicação e mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa. É professora convidada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, na Formação Avançada em Técnicas de Alta Performance de Comunicação Oral, e da Universidade Lusófona na Licenciatura de Comunicação Aplicada. Colabora, desde 2008, com a RTP em programas televisivos e radiofónicos sobre Língua Portuguesa e é cronista na Revista Visão (edição digital), integrando a Bolsa de Especialistas. É autora e coautora de vários livros sobre Língua Portuguesa e Comunicação. Conta ainda com 12 anos de experiência como consultora linguística e formadora de Comunicação em diversas empresas e instituições.
Imagem do avatar

últimos artigos de Sandra Duarte Tavares (ver todos)

Scroll to Top