Réplicas de cavalos em fibra de vidro decoradas por 38 artistas de Macau vão ficar expostas, a partir de hoje, nas ruas da Região Administrativa Especial para comemorar o ano novo chinês, anunciou a operadora de jogo Venetian.

Entre os 38 artistas que participaram no projeto, designado como “Anno Equitum”, encontram-se profissionais de várias nacionalidades e áreas de especialidade como a fotografia, a pintura, ‘design’ de moda, joalharia, entre outras.

A fotógrafa Carmo Correia, que colabora com a agência Lusa, a ‘designer’ Filipa Simões, o artista plástico Joaquim Franco e a arquiteta Mafalda Botelho são alguns dos portugueses que participam neste projeto.

O vice-presidente de Vendas e Marketing da Venetian Macau, Brendon Elliott, disse, na cerimónia que marcou o arranque oficial das celebrações do ano novo chinês no The Venetian, que 18 cavalos ficarão expostos, até 16 de fevereiro, no ‘resort’ e os restantes 20 em várias áreas públicas da Região Administrativa Especial chinesa.

“A Sands China está muito satisfeita por nestas celebrações do ano novo chinês poder apoiar as indústrias criativas e culturais locais (…) e contribuir para a estratégia do governo de Macau de promover a reputação da cidade como centro mundial de turismo e lazer”, salientou.

O curador do projeto “Anno Equitum”, o fotógrafo português Mica Costa Grande, disse na mesma ocasião que o objetivo é que esta iniciativa se prolongue durante os próximos 12 anos, durante os quais artistas de Macau serão desafiados a decorar os vários animais do zodíaco chinês.

O ano novo chinês, também conhecido como Festival da Primavera, é uma tradição com mais de 2.000 anos na China e a principal festa de reunião das famílias chinesas, que leva milhões de pessoas a rumarem à terra natal para celebrarem com a família a entrada do Ano Novo Lunar, na que é considerada a maior migração humana anual do mundo.

PNE // JMR – Lusa/Fim


Fotos: Réplicas de cavalos em fibra de vidro decoradas por 38 artistas de Macau que vão ficar expostas, a partir de hoje, nas ruas da Região Administrativa Especial para comemorar o ano novo chinês, em Macau, 17 de Janeiro de 2014, Macau. CARMO CORREIA/LUSA

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar