Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal descerraram placa no Campo do Tarrafal

Tarrafal, Cabo Verde, 01 mai 2024 (Lusa) – Os presidentes de Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bissau e o ministro da Defesa de Angola descerraram pelas 11:20 (13:20 em Lisboa) uma placa que assinala os 50 anos da Libertação do Campo do Tarrafal.

O momento marcou o arranque das cerimónias centrais que hoje decorrem na ilha de Santiago, Cabo Verde, e que unem quatro países oprimidos pela violência da ditadura colonial portuguesa.

Segue-se uma sessão especial com os chefes de Estado e uma conferência sobre o campo de concentração pelo historiador Victor Barros.

Luís Fonseca, antigo embaixador cabo-verdiano, secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) entre 2004 e 2008, usará da palavra como porta-voz dos presos políticos.

À tarde, os presidentes realizam uma visita guiada ao campo e as comemorações do dia terminam com um concerto com Mário Lúcio (Cabo Verde), Teresa Salgueiro (Portugal), Paulo Flores (Angola) e Karyna Gomes (Guiné Bissau), com entrada livre.

Um total de 36 pessoas morreu no campo, a maioria, 32 mortos, de nacionalidade portuguesa, que contestava o regime fascista. Foram presos na primeira fase do campo, entre 1936 e 1956.

A carcere reabriu em 1962 com o nome de Campo de Trabalho de Chão Bom, destinado a encarcerar anticolonialistas de Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde – altura em que morreram dois angolanos e dois guineenses.

A libertação de quem se opunha ao Estado Novo aconteceu poucos dias depois de o regime fascista ter sido derrubado com a revolução do 25 de Abril de 1974 em Portugal.

LFO // JPS – Lusa/Fim

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (E), acompanhado do seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves (C) e da Guiné-Bissau, Umáro Embalé Sissocko (D), descerram uma placa comemorativa das comemorações dos 50 anos da libertação dos presos do Tarrafal, símbolo da violência da ditadura colonial portuguesa, Tarrafal, 01 de maio de 2024. NUNO VEIGA/LUSA
Subscreva as nossas informações
Scroll to Top