28 February 2021

“Agostinho Neto e os Prémio Camões africanos”

A Fundação Dr. António Agostinho Neto criou a Cátedra “Agostinho Neto”em parceria com a Universitá degli Studi de Roma Tre e a União de Escritores Angolanos (UEA) em 2014. Desde então tem colaborado na sua consolidação programática que apresenta a cultura angolana e a língua portuguesa na vertente angolana e no envio de professores, intelectuais, artistas visitantes.

É um projeto que gostaríamos de ver replicado/ampliado em Portugal e no Brasil, em algumas universidades e estender posteriormente ao resto da CPLP. Estamos a trabalhar com instituições angolanas, a Academia Angolana de Letras, UEA e a Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto. Foram contactadas as direções das Universidades do Porto e de Coimbra e algumas do Brasil.

Em setembro, haverá um Colóquio na Faculdade de Letras da Universidade do Porto denominado “Agostinho Neto e os Prémio Camões africanos”. Até lá pode ser que se consiga criar a Cátedra “Agostinho Neto”. A criação desse pólo académico de divulgação e estudo da cultura, história e outras vertentes angolanas, projeta a língua portuguesa nas suas diferentes variantes, aproximando os jovens dos países da CPLP.

Assinado: Irene Alexandra Neto

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES