Académico chinês dirige departamento de Português da Universidade de Macau

Foto: Ponto Final

Macau, China, 27 jun (Lusa) – O departamento de Português da Universidade de Macau (UM) vai ser, pela primeira vez, dirigido por um académico chinês, o poeta e tradutor Yao Jingming, informa hoje a imprensa local.

A notícia foi avançada pelo jornal Hoje Macau, a quem Yao confirmou a mudança e informou que irá assumir funções a 01 de setembro.

Antigo vice-presidente do Instituto Cultural de Macau é atualmente coordenador de mestrados de Tradução da UM.

O académico vai, assim, substituir Fernanda Gil Costa, que ocupa o cargo desde 2012. A antiga diretora do departamento de língua e cultura portuguesas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa confirmou a mudança à Lusa, mas remeteu mais explicações para próxima semana, após regressar da reunião da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, que começa na quarta-feira, em Díli.

Não é a primeira vez que o departamento de Português da UM é dirigido por um académico cuja língua materna não é o português. Entre 2007 e 2011 foi o australiano Alan Baxter quem esteve aos comandos do departamento.

Entre a sua saída em setembro de 2011 e a chegada de Fernanda Gil Costa, em julho de 2012, o cargo foi ocupado interinamente por Yao Jingming, já então professor da instituição.

Nascido em 1958 em Pequim, Yao Jingming, vive há cerca de duas décadas em Macau. É considerado um dos intelectuais chineses que melhor conhece a poesia portuguesa, tendo já traduzido, entre outros, Eugénio de Andrade, Ruy Cinatti e Sophia de Mello Breyner Andresen.

ISG // ARA – Lusa/Fim
Subscreva as nossas informações
Scroll to Top