Lisboa, 26 jan (Lusa) – A Academia de Ciências de Lisboa (ACL) aprovou hoje o documento “Sugestões para o aperfeiçoamento do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa” de 1990 (AO90), disse à agência Lusa fonte académica.
O documento foi aprovado por 18 votos, com cinco votos contra, no plenário de sócios efetivos da ACL, estatutariamente o órgão máximo da instituição.
O documento, “que tem caráter meramente indicativo e facultativo”, será divulgado na sexta-feira.
Segundo comunicado enviado à agência Lusa, o documento foi aprovado por maioria, esclarecendo: “O assunto começou a ser debatido pelas 18:00 e encerrou com a votação pelas 19:00. Dezoito académicos votaram a favor e cinco contra”.
Segundo a ACL, “o estudo deve ser encarado com um ponto de partida para uma nova fase”.
“A expectativa de aperfeiçoamento na aplicação do AO90, assim como o interesse da opinião pública à volta do assunto, são indícios claros da manifesta utilidade deste trabalho académico”, adianta a academia.
A ACL esclarece que “dá inteira liberdade aos académicos de seguirem, ou não, o AO90”, e salienta que “foi notória a diversidade de opiniões e, por isso, a aprovação da proposta deve ser entendida como um voto de confiança no presidente para representar a Academia na sua próxima audição, na Assembleia da República”.