O Município de Rianxo (Galiza) e a Universidade Aberta chegaram a um acordo para instalar um Centro desta universidade em Rianxo.
O entendimento foi alcançado depois de uma reunião em Rianxo no qual participaram o Alcaide Adolfo Muiños, a Vice-Reitora Carla Oliveira, o Vice-Reitor Domingos Caeiro e o Secretário Executivo da Academia Galega da Língua Portuguesa, Ângelo Cristóvão, tendo sido decidido instalar um Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta, em aplicação do Protocolo de Colaboração assinado há vários anos entre o Concelho e a Universidade.
O prazo previsto para o início da atividade é de 4 meses, tempo que se considerou necessário para ajustar os processos administrativos e proceder à seleção de uma pessoa coordenadora do CLA, que realizará a gestão das atividades da universidade para o território galego.
Durante a reunião identificaram-se preferencialmente três áreas iniciais de atividade: área do mar e as pescas, formação em língua portuguesa e comércio internacional orientado para os países de língua portuguesa. Para esta finalidade o concelho disponibiliza as instalações do Auditório Municipal, que contam com todo o necessário para desenvolver a atividade.
A ativação deste protocolo de colaboração vem ao encontro de uma nova situação na Galiza, depois da aprovação, por unanimidade do Parlamento autónomo, da «Lei para o Aproveitamento da Língua Portuguesa e Vínculos com a Lusofonia», que estabelece a implantação do ensino do português, o fomento dos intercâmbios de produtos audiovisuais com os países de língua portuguesa e o estabelecimento de relações institucionais com entidades públicas e privadas do espaço lusófono. Ler o artigo completo.