A semântica da língua portuguesa

Depois do sucesso de Conhecimentos linguísticos e história da língua portuguesa, o Instituto Contexto lança o segundo curso do Programa Português BrasileiroA semântica da língua portuguesa.

Este curso tem os objetivos de apresentar uma visão sobre o papel do semanticista e de atualizar os conhecimentos de professores e estudantes da área da Linguística, com base em discussões atuais realizadas no Brasil.

Cada um dos sete módulos é formado por uma sequência didática que foi desenvolvida pelos Professores Doutores Rodolfo Ilari e Renato Basso.

Com duração de 7 horas e composto por videoaulas gravadas remotamente e disponibilizadas em nossa plataforma, o curso é recomendado para professores e estudantes de Letras, da área da Linguística, e interessados em geral.

Benefícios

a) 50% de desconto nos livros da Editora Contexto até o término do curso*
b) Alunos receberão desconto em todos os outros cursos do Instituto
c) Ao final do curso todos os alunos receberão certificado de participação

Conheça os professores

Rodolfo Ilari

Doutor em Linguística pela UNICAMP, mestre em Linguística pela Université de Besançon e graduado em Letras Neolatinas Português e Francês pela USP. Participou, na década de 1970, da fundação do Departamento de Linguística da Unicamp, instituição na qual trabalhou até aposentar-se como professor titular em 2007. Como docente e pesquisador, atuou principalmente nas áreas de Linguística Românica, Semântica, e ensino de língua materna. Foi professor titular de Português no Instituto de Espanhol, Português e Estudos Latino-americanos da Universidade de Estocolmo. Atualmente, pesquisa a história semântica do português brasileiro. É tradutor dos livros A Invenção das Raças, Dicionário de Linguagem e Linguística e O cérebro no mundo digital, publicados pela Contexto.

Renato Basso

Doutor e mestre em Linguística pela Unicamp e professor na UFSC. Desde a graduação vem pesquisando sobre questões relativas à expressão dos eventos nas línguas naturais, como o aspecto verbal e a acionalidade. No mestrado, estudou o fenômeno da detelicização e no doutorado, a semântica das relações anafóricas entre eventos. Em cooperação com outros pesquisadores, publicou um manual sobre a história da língua portuguesa. Atualmente, estuda a formação do português brasileiro e a semântica dos indexicais. Pela Editora Contexto, é organizador do livro Semântica, Semânticas: uma introdução, coautor do livro O Português da Gente e autor dos livros Gramática do Português Culto Falado no Brasil Vol. III e IV.

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top