A RTP Internacional e a RTP África no reforço da língua portuguesa

No mundo contemporâneo, um idioma comum tem valor inestimável como traço de fraternidade, e criador de afectos. Assim é com a língua portuguesa, um património cultural com mais de 240 milhões de falantes espalhados pelos cinco continentes.
O nosso objectivo é fortalecer os laços entre as comunidades lusófonas, por mais remotas que sejam, mas também servir de ponte entre os diferentes países e culturas que usam a casa comum da língua portuguesa.
Sendo acessível nos quatro cantos do mundo – de Toronto a Timor-Leste, passando por Caracas ou Joanesburgo – a RTP Internacional é um grande espaço de união ente todas as comunidades que falam português.
Atingindo um vasto público que integra não só as tradicionais comunidades de emigrantes portugueses e luso-descendentes mas também os destinos mais recentes da diáspora lusófona. Sem esquecer todos quantos, nos seus países de origem, têm o português como segunda língua de uso corrente ou idioma de aprendizagem.
Mas à RTP Internacional não bastará levar imagens e notícias de Portugal. Este canal deve reflectir também o quotidiano, as aspirações e as vivências dos emigrantes e luso-descendentes nas sociedades onde se encontram inseridos, transformando-se numa plataforma destinada a fortalecer os laços comuns.
A RTP África pretende reforçar o seu papel enquanto ferramenta privilegiada para aproximar todas as populações que falam português neste continente, no respeito absoluto pela identidade e integridade de cada país, sem qualquer estigma de centralismo ou paternalismo.
Neste caso, pretende-se sobretudo estimular as produções autónomas, com diversos centros de cultura e de decisão, privilegiando o intercâmbio artístico e destacando as vastas potencialidades económicas de cada Estado-membro. Sempre com uma palavra-chave a servir-nos de mote: cooperação.
A RTP África, em especial, tem legítimas ambições de ligar continentes e aproximar países, através da permuta de conteúdos, das estratégias de produção comuns ou das sinergias técnicas.
Em função destas referências e valores, as nossas orientações políticas são claras.
• A primeira passa pelo reconhecimento de que a RTP Internacional e a RTP África são importantes activos estratégicos a preservar. Eles afirmam a língua portuguesa como factor de desenvolvimento económico e social e potenciam a influência das nações que falam o português no mundo global e competitivo em que vivemos.
• A segunda orientação é no sentido de sublinhar duas necessidades imperiosas: a necessidade de investir na melhoria da programação da RTP Internacional, porque os portugueses residentes no estrangeiro assim o merecem; e a necessidade de, no que à RTP África diz respeito, dar passos seguros no sentido de intensificar a permuta de conteúdos entre as televisões de serviço público de cada país, traçar estratégias de interesses comuns, de produção conjunta e unir sinergias capazes de abranger todo o espaço de intervenção deste canal.
• Finalmente, o nosso compromisso. O compromisso do reforço da cooperação, de fazer com que a RTP África e a RTP Internacional se convertam, hoje e cada vez mais no futuro, na grande casa da língua portuguesa e da expressão cultural lusófona. Afinal, a lusofonia é isto mesmo – o maior traço de união entre Povos, Nações e Continentes que falam Português. Cabe-nos a responsabilidade de a fortalecer e potenciar. Ler o artigo completo.

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top