Clique na imagem e aceda a Pordata Kids

Pordata

A relação dos adultos com os números nem sempre é fácil. Mas, seguindo o ditado “de pequenino se torce o pepino”, a Fundação Francisco Manuel dos Santos está a familiarizar as crianças com as estatísticas. “A PORDATA Kids tem um enorme potencial para se tornar uma importante ferramenta pedagógica. Um auxiliar precioso de interesse partilhado entre as crianças e os adultos, sejam eles os pais, os professores, ou os educadores”, destaca Maria João Valente Rosa, diretora da PORDATA, em comunicado.

Criada para ser usada por crianças dos 8 aos 12 anos, a PORDATA Kids tem como principal objetivo “fazer com que as estatísticas sejam cada vez menos um assunto exclusivo dos adultos e se revelem úteis no processo de aprendizagem dos mais novos de uma forma estimulante e engraçada”, acrescenta a diretora.

A provar que “os números não têm de ser um bicho de sete cabeças” a cidade PORDATA, mostra o Portugal atual através de uma série de indicadores sobre os mais diversos temas. A informação é apresentada sob a forma de perguntas e respostas, numa linguagem clara e direta. A título de exemplo, é possível saber quantas toneladas de lixo são produzidas ou quantas invenções são de inventores individuais, qual o número de cidadãos estrangeiros ou de médicos.

(…) Em cada uma dessas dez categorias de temas, existem ainda subtemas mais específicos que facilitam a procura da informação estatística. Por exemplo, o tema da ciência e da tecnologia está subdividido em três áreas distintas, com informação sobre cientistas e investigação, invenções e TIC. Basta entrar em cada uma delas para descobrir uma diversidade de números e factos.

Os materiais pensados para as escolas, incluem também um “Kit de Curiosidades”, uma caixa com um póster e 100 perguntas do tipo “Sabias que…?”. As perguntas e as respostas utilizam uma linguagem acessível, pensada para aqueles níveis de ensino, e abarcam temas ligados à sociedade atual. “A ideia é a leitura de um “Sabias que…?” por dia na sala de aula, para, deste modo, estimular a discussão e reflexão entre professores e alunos”, lê-se no comunicado que apresenta a iniciativa.

(…) Através do Pordata Quiz, um jogo em que os alunos e professores são convidados a descobrir os números estatísticos de Portugal e da Europa, a base de dados pode ainda ser chamada à escola, na pessoa de um representante da academia de formação da PORDATA.

(…) E como as estatísticas também podem ser úteis nas férias, a PORDATA Kids preparou o “Sabichão, sabes ou não?”, uma série de atividades que adaptam os números aos jogos tradicionais, como a sopa de letras, o jogo da glória, descubra as diferenças, charadas, números cruzados e ainda os célebres “Quantos queres?”.

Saiba mais em: EDUCARE.pt
close
Subscreva as nossas informações
Partilhar