A língua portuguesa tem cerca de 400 mil palavras

Segundo o Global Language Monitor, entidade americana que congrega estudiosos da língua, em 10 junho de 2009, a língua inglesa deveria atingir a marca de um milhão de palavras.

Não é possível saber qual será a milionésima palavra ou se ela realmente vai surgir na data exata, mas, segundo o site da entidade, a conta é feita com base em um algoritmo, que calculou o ritmo de criação de novas palavras na língua inglesa em uma a cada 98 minutos.

Mas será que essa conta é mesmo válida? Ieda Maria Alves, professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP, diz que acredita ser impossível precisar dessa forma quantas palavras são criadas por dia em uma certa língua. “É muito complicado fazer essa conta, pois novas palavras são criadas diariamente e em algumas áreas, com mais movimentação e criatividade de conceitos, há mais palavras novas do que em outras”, afirma.

Um exemplo que a linguista dá é a área de tecnologia. Como há o desenvolvimento constante de novidades, também há novas palavras para dar nome a essas tecnologias. Por exemplo, há 40 anos, não existiam vocábulos como computador, clonagem ou blog.

Outro problema para precisar a velocidade de criação de novas palavras é que, ao mesmo tempo em que várias surgem todos os dias, muitas delas também deixam de existir logo em seguida.

Para que uma palavra sobreviva, é preciso que ela entre para o vocabulário de outras pessoas.

“Uma palavra pode ser inventada por uma pessoa sem influência, que não tem repercussão na mídia, que não escreve e desaparecer. Se ela não for repetida, não permanece”, argumenta Ieda Alves.

A linguista ainda lembra que muitas palavras são inventadas em obras literárias, como nos livros de Guimarães Rosa. Nesses casos, as palavras não costumam ser repetidas por outras pessoas, mas se o livro tiver repercussão, as palavras continuam a existir porque estão registradas em livros e são lidas por muitas pessoas.

Outro caso muito comum é de palavras que deixam de existir por falta de uso e até podem ser retiradas dos dicionários. Assim, para precisar quantas palavras existem em uma língua é preciso levar em conta que novas palavras surgem diariamente, mas que muitas outras também deixam de existir. Ler o artigo completo.

 

*A primeira edição do dicionário Houaiss  foi lançada em 2001, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia.


Foto: LUSA – 14/03/2005. O Presidente da Republica, Jorge Sampaio, conversa com o Embaixador do Brasil, Jose Gregori, durante a apresentacao do dicionario Houaiss de Lingua Portuguesa, FOTO MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top