Nós, os portugueses, nascidos ou não no território à beira-mar plantado, que tantas vezes ouvimos os nossos compatriotas a falarem mal de Portugal ao comparar-nos, sarcasticamente, com outros países do mundo, não só devíamos ter consciência da nossa falta de conhecimentos como, sobretudo, nos sentirmos vaidosos e embevecidos quando alguém, numa aldeia recôndita da imensa Índia, diz com orgulho que o português é a sua língua.

Nunca é demais recordar que foi graças ao persistente empenho do meu amigo Homem Cristo Prazeres da Costa que o jornal O Heraldo, de Goa, introduziu uma secção semanal em português, a partir de 6 de Maio de 2020.

Os colaboradores desta meia página, cuja maioria vive em Goa, têm-nos brindado com vários artigos de qualidade, deixando-nos surpresos com a beleza de alguns textos literários, produzidos numa terra onde Portugal deixou de governar desde 18 de Dezembro de 1961.

Creio que o fazem por se sentirem dotados do espírito universalista, serem amantes da cultura e simpatizantes da língua portuguesa, independentemente da religião que professam, da nacionalidade possuída ou da direcção tomada pelos ventos da História.

É através da utilização predominante da língua portuguesa, acoplada à plataforma criada por Cristo, que se tem encurtado distâncias abraçando continentes; servido de ponto de encontro aos amigos desencontrados há muitos anos por circunstâncias da vida; matado saudades com recordações da juventude e revelado que é possível, com parcas palavras, escrever textos literários de substancial valor.

Todo este razoado introdutório vem a propósito do artigo do Padre Joaquim Loiola Pereira, intitulado “Korlai, onde o português é língua indiana.”

Foi em 2015 que visitou aquele “lugarejo”, mas só recentemente nos deu a conhecer a razão da visita e a importância do local.

Diga-se em abono da verdade que não se tratou de algo inédito, pois em 1996 J. Clancy Clements havia publicado o livro The Genesis of a Language: Formation and Development of Korlai Portuguese. Ler o artigo completo (Diário de Notícias)

Veja:

Línguas de Base Portuguesa

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar